A “Era do Rádio” invade o Museu da Imagem e do Som

O Museu da Imagem e do Som (MIS), abriu na última terça-feira (22), a mostra *Memória e Histórias do Rádio.

dom, 03/06/2007 - 13h47 | Do Portal do Governo

O evento faz parte das comemorações de aniversário do museu, que completa neste mês 37 anos. Na mostra será apresentada uma breve trajetória do rádio no Brasil, por meio de peças do acervo do MIS, como informações textuais, caricaturas e equipamentos de rádio de diversas épocas, entre eles exemplares do clássico modelo “capelinha”.  A exposição será complementada com programação audiovisual.

Sem seguir uma ordem rigorosamente cronológica, a exposição será apresentada em oito módulos, que contemplam recortes específicos: a invenção, as primeiras transmissões, programas, transmissão esportiva, a notícia e modelos de rádio.

O público poderá conhecer histórias sobre a época de ouro do rádio entre as décadas de 1930 a 1950, exemplos de radioreportagem, radionovelas e transmissões de eventos esportivos e políticos, entre outras particularidades sobre a trajetória deste importante veículo de comunicação.

Serão disponibilizados pontos de áudio que veicularão relíquias históricas, como trechos do programa da rádio nacional com Dircinha Batista, pracinhas da FEB cantando o hino nacional, programas humorísticos e de sátira às rádio-novelas. Também serão veiculados trechos de discursos de personalidades como Getúlio Vargas, Roquete Pinto e Oswaldo Aranha.

Haverá ainda fotografias sobre os bastidores do rádio, entre as quais estão imagens do programa de Elizete Cardoso e Silvio Caldas e de um estúdio dos anos 1950. Caricaturas de personalidades como Dircinha Batista, Orlando Silva, Dorival Caymmi, Caubi Peixoto, assinadas por Miécio Caffé, completam o panorama.

Exposição Memória e Histórias do Rádio

Por tempo indeterminado

Museu da Imagem e do Som (MIS)

Avenida Europa, 158 – Jardim Paulistano

De terça a domingo, das 10h às 18h

(11) 3062.9197/ 3088.0896

Da Secretaria Estadual da Cultura