A EMTU/SP esclarece sobre a adoção do bilhete único em Campinas

E sobre as condições de segurança e acessos ao Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira

ter, 03/03/2009 - 13h11 | Do Portal do Governo

Em atenção às dúvidas da população da Região Metropolitana de Campinas sobre a adoção do Bilhete Único, condições de segurança e acessos ao Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP esclarece:

1) A segurança e a conservação do calçadão, que tem início na Estação Cultura e que permite o acesso ao Terminal Metropolitano, é responsabilidade da Prefeitura de Campinas, enquanto que a EMTU/SP é responsável pelos serviços na área interna do terminal como vigilância, conservação etc. Ainda assim, a EMTU/SP instalou iluminação no local como forma de amenizar o transtorno aos usuários do Terminal Metropolitano, além de solicitar formalmente aos comandos da Polícia Militar e Guarda Municipal para que o entorno dos terminais fosse incluído na rotina de policiamento, com ênfase nos horários mais críticos (início da manhã e final da noite).

2) Sobre o acesso ao Terminal Metropolitano, informamos que, atualmente, os usuários podem chegar ao local pelo calçadão da Estação Cultura e ainda pelos dois acessos que ligam o Terminal Metropolitano ao Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo.

3) A EMTU/SP está avaliando o desejo de deslocamento dos usuários no entorno do Terminal Metropolitano. Após a transferência para o Terminal das linhas metropolitanas que hoje fazem ponto final na Av. Penido Burnier, o que deve ter início em 60 dias, os estudos serão concluídos e seus resultados servirão de base para avaliar a necessidade de construção do túnel de acesso para pedestres.

4) A adoção do Bilhete Único no transporte da RMC está relacionada à instalação da bilhetagem eletrônica no sistema metropolitano que está em estudos pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos e pela EMTU/SP.

5) A EMTU/SP acrescenta que serão entregues em 2009 as obras complementares do Corredor Metropolitano Noroeste, que atualmente beneficia 1,8 milhão de passageiros transportados mensalmente na RMC. As obras incluem melhorias na Av. Lix da Cunha, inauguração do Terminal Americana e conclusão da ligação Hortolândia Sumaré.

Da EMTU/SP