A construção de um novo aeroporto em SP e a abertura do capital da Infraero

Na reunião com o Ministro Jobim, Serra comenta os dois assuntos

sex, 27/07/2007 - 19h53 | Do Portal do Governo

Tão logo a crise no sistema aéreo se intensificou, com o acidente do avião da TAM, ocorrido na terça-feira, 17, uma das alternativas que ganhou espaço foi a construção de um novo aeroporto na região metropolitana de São Paulo. A medida é de longuíssimo prazo, destacou o governador José Serra.Apresentá-lo como solução, segundo Serra, é ignorar a complexidade ambiental da obra, as dificuldades de acesso e o longo tempo de execução. Para se ter uma idéia, comentou o governador, o aeroporto de Hong Kong, na Ásia, foi projetado para ser feito em cinco anos e acabou levando dez. “Uma estimativa otimista mostra que o novo aeroporto só teria sua primeira fase concluída daqui a dez anos”, disse.

 “Algumas estimativas de custo têm sido fortemente subestimadas, pois ignoram toda a infra-estrutura que seria necessária”, lembrou Serra. Um dos valores cogitados é da ordem de R$ 3 bilhões. “Isto não quer dizer que não devam ser feitos estudos”, disse Serra. Mas nenhum passo na direção das medidas apresentadas ao Ministro Jobim, na reunião no Bandeirantes, deveria deixar de ser dado pela expectativa desse novo aeroporto, segundo Serra.

Infraero

Ao final do encontro, José Serra disse ao Ministro da Defesa, Nelson Jobim, que é contra a abertura do capital da Infraero. O órgão é o principal braço executor das obras aeroportuárias do país. “A participação privada poderia e deveria se dar mediante concessões de terminais, quando houver condições que as recomendem. Mas a questão fundamental hoje é despolitizar a empresa, hoje loteada entre partidos, profissionalizá-la, aumentar sua eficiência e colocá-la no rumo certo”.