A bebê chimpanzé do Zôo de SP já tem nome: Lulu

Fundação Zoológico promoveu enquete no site para a escolha do nome

seg, 10/12/2007 - 10h14 | Do Portal do Governo

Lulu. Este é o nome que será dado à graciosa bebê chimpanzé, que no último domingo (09/12) completou 4 meses de vida. A bebê chimpánzé vem encantando frequentadores de todas as idades no Zôo de São Paulo. O nome foi o vencedor do concurso que a Fundação Parque Zoológico de São Paulo promoveu, pelo site na internet, por cerca de duas semanas, com os participantes podendo escolher entre quatro opções. Lulu, que significaria “pérola”, recebeu 50% dos votos, bem à frente de Shakina (bonita), com 22%; Núbia (mulher forte), com 19%; e Makida (bonita, em etíope), que recebeu só 9% do total de 3.686 votos, do concurso encerrado na sexta-feira passada.

A brasileirinha Lulu é cria da portuguesa Rita, que a concebeu com Xico, também português. O “casal” de chimpanzés faz parte de uma família composta de oito integrantes jovens e adultos cedidos pelo Zoológico de Lisboa, a título de empréstimo de um “casal” de tamanduá bandeira. Antes de Lulu, há quase sete meses, outra bebê, Vitória, também 100% brasileira, veio se somar à família.

A mais nova integrante do Zôo de São Paulo vem promovendo alegria e entusiasmo nos funcionários e profissionais responsáveis pelo seu tratamento. Após o período de quarentena estabelecido para avaliação clínica, a vida dos chimpanzés é a mais saudável possível. Recebem diariamente tratamento especializado e cuidados veterinários de praxe, como suplementos vitamínicos e manejo biológico, prática utilizada na avaliação diária do comportamento dos animais. Na seqüência, alimentam-se com tudo que têm direito: uma dieta composta de cardápio variado, incluindo verduras, frutas e carnes.

Assim como os bebês humanos, os chimpanzés mamam por longo período, atingindo às vezes, um prazo que pode chegar até aos três anos de idade. Somente a partir dos quatro meses, quando aparecem os primeiros dentes de leite, surge o interesse por alimentos sólidos. Extremamente inteligentes, os chimpanzés participam com desenvoltura de um programa de enriquecimento comportamental promovido pela instituição, baseado em atividades lúdicas e de condicionamento.

A primeira atividade abrange brincadeiras variadas, já a segunda requer condicionar os animais através do “reforço positivo” gerado pelo ensinamento, premiando-o com um item alimentar de preferência, ou então, também, com um reforço verbal de afeto.

Oriundos da espécie “Pan troglodytes”, os novos hóspedes do Zoológico são, sem sombra de dúvida, mais guerreiros do que os demais primatas, sendo capazes de dizimar um grupo de macacos rivais quando o assunto diz respeito à hierarquia dentro de um grupo que determina conquista de território, disputa de cópulas e recurso alimentar, cabendo ao líder a prioridade de dividir o alimento com as fêmeas, filhotes e demais indivíduos jovens do grupo.

A recém-nascida foi bem recebida pelos três machos e seis fêmeas mais velhos, que têm interagido com a filhote. O espaço destinado aos primatas tem redes com mangueiras para eles se divertirem e os biólogos responsáveis estão sempre estimulando os animais, por exemplo inventando novos lugares para esconder a comida.

O Zoológico de São Paulo fica na Av. Miguel Stéfano, 4.241 – Água Funda. Funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. O ingresso custa R$ 12,00 para adultos e crianças com mais de 12 anos, e R$ 3,00 para crianças de 7 a 12 anos. Menores de 6 anos não pagam.

Por Wanda Carrilho, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente

(C.C.)