94 escolas estaduais em São Paulo terão outra atividade educacional em 2016

Em 36 municípios do Estado, todos os prédios já têm destino

qua, 28/10/2015 - 20h16 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação consolidou o estudo que envolve a reorganização de sua rede de ensino e, com o trabalho realizado em conjunto com as 91 diretorias de ensino, divulga a lista de escolas que serão transformadas em novo aparelho educacional.

A reorganização da rede criou 754 escolas de ciclo único, focadas em uma única faixa etária. Assim, 2.197 escolas em todo o Estado, 43% do total, passarão a funcionar neste modelo, a partir de 2016. Serão abertas 2.956 classes, hoje ociosas, e haverá uma diminuição de 18% de escolas de dois segmentos, passando de 3.209 para 2.635.

Segundo o resultado do Idesp (2014), as escolas de segmento único dos Anos Iniciais tiveram um rendimento 14,8% superior às demais; as escolas de segmento único dos anos finais, 15,2%; e as escolas de segmento único do Ensino Médio, 28,4% superior.

Estudo Regional
O estudo da Pasta foi discutido regionalmente, levando em consideração a realidade demográfica e especificidades de cada município. Os critérios para as mudanças incluíram o número máximo de alunos por sala e o deslocamento limite de 1,5 km da atual escola para a nova unidade. Ao todo, cerca de 311 mil alunos serão transferidos pela reorganização das escolas e 1,4 milhão diretamente impactados.

A próxima etapa envolverá diretamente os pais, alunos e a comunidade escolar. Nesta quinta-feira (29) a página para a consulta de todas as escolas que atenderão à reorganização será disponibilizada aqui e poderá ser consultada por pais e alunos.

Também é importante ressaltar que a Secretaria da Educação prepara o chamado “Dia E” da Educação, que acontecerá em 14 de novembro, em todas as escolas do Estado. Além disso, pela internet e por carta, os pais terão todas as informações envolvendo a rotina escolar de seus filhos.

A Pasta também tem atuado em uma campanha de atualização de dados dos alunos. Por meio do site “Atualiza Seus Dados“, pais e responsáveis devem atualizar as informações envolvendo os alunos, a fim de aprimorar a comunicação com as famílias paulistas e melhor informa-las sobre oportunidades de estudo e novidades das escolas estaduais.

Do Portal do Governo do Estado