91 municípios participam de capacitação do Programa Município VerdeAzul

Governo do Estado e Prefeituras se unem para melhorar a gestão ambiental do Estado

qui, 21/03/2013 - 11h22 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente capacitou 91 municípios no Programa Município VerdeAzul (PMVA), em evento realizado na cidade de Guararapes. O encontro reuniu representantes das cidades das Bacias Hidrográficas do baixo Tietê, Turvo e São José dos Dourados. Os técnicos discutiram as regras do programa para 2013.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

De acordo com o secretario do Meio Ambiente, Bruno Covas, o sucesso do programa vem do trabalho de cada um dos participantes. Ainda de acordo com o secretário, para 2013 a expectativa é avançar mais, visando sempre a proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da população. Durante o evento, o secretário anunciou a criação da Coordenadoria do PMVA e a nomeação de Ricardo Montoro como coordenador.

A participação do Município no PMVA é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição-FECOP, controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

O PMVA foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado com o objetivo de ganhar eficiência na gestão ambiental por meio da descentralização e valorização da base da sociedade. O Programa visa a estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica.

Os ciclos são anuais e ao final de cada ciclo é avaliada a eficácia dos municípios na condução das ações propostas na Agenda. A partir desta avaliação, são disponibilizados à secretaria do Meio Ambiente, às Prefeituras e à população o Indicador de Avaliação Ambiental-IAA. 

Do Portal do Governo do Estado