9ª edição da campanha Bombeiro Sangue Bom tem recorde de doações

O montante corresponde a um a um caminhão utilizado pela corporação para apagar incêndio de 12.500 litros

qui, 08/11/2012 - 17h06 | Do Portal do Governo

A 9ª edição da campanha Bombeiro Sangue Bom, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, arrecadou 25.870 bolsas de sangue, em número recorde de doações. O montante corresponde a um a um caminhão utilizado pela corporação para apagar incêndio de 12.500 litros. A ação tem por objetivo incentivar a doação de sangue, para ajudar a abastecer os hemocentros do Estado.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Para atingir o volume recorde de doações, unidades do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar fizeram campanhas na mídia televisiva, radiofônica, jornais regionais e a parceria com a iniciativa privada.

O 9º Grupamento de Ribeirão Preto foi o primeiro colocado, com 7.019 doações. Já o 20º Grupamento de Araçatuba ficou em segundo lugar, com 1.688 doações e, em terceiro lugar ficou o 13º GB de São José do Rio Preto, com l3.357 doações.

LEIA TAMBÉM: Campanha “Bombeiro Sangue Bom” incentiva doação

A cerimônia de entrega dos prêmios às unidades que se destacaram na campanha foi realizada no auditório do Comando do Corpo de Bombeiros, na capital paulista.

Como ser um doador sangue bom
• Para ser doador basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 67 anos e pesar mais de 50 quilos;
• Os médicos recomendam evitar alimentos gordurosos 4 horas antes de doar e bebidas alcoólicas, 12 horas antes;
• Quem estiver gripado deve esperar uma semana. Gestantes só podem doar sangue três meses depois do parto; pessoas que fizeram tatuagem, um ano;
• Não podem participar da doação pessoas que tiveram hepatites B, C e D após os dez anos de idade, doença de Chagas, malária ou que usem drogas injetáveis;
• Cada doação leva dez minutos e permite salvar até três vidas. pensamento único.

Do Portal do Governo do Estado