8h00 – Relatório da Defesa Civil do Estado de São Paulo – Situação no Vale do Paraíba

nd

sex, 07/01/2000 - 9h58 | Do Portal do Governo

Representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil continuam presentes nesta sexta feira, dia 7, no Vale do Paraíba realizando um trabalho conjunto com diversos órgãos como o Corpo de Bombeiro, Polícia Militar, Defesa Civil dos Municípios, Polícia Civil, Exército, técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e um grande número de voluntários. O objetivo é a busca e o resgate de vítimas das chuvas e deslizamentos e a recuperação dos serviços essenciais (água e luz), bem como a desobstrução dos acessos das rodovias e estradas da região, ainda prejudicados.

A seguir seguem as últimas notícias da região:

Campos do Jordão:
– Cerca de 900 pessoas, entre representantes da Defesa Civil Estadual e Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Florestal, Polícia Rodoviária, Polícia Civil, Exército e diversos voluntários, continuam o trabalho de busca e resgate de 06 pessoas que continuam desaparecidas, e na recuparação dos serviços essenciais (água, luz e acessos) das áreas mais atingidas
– A situação apresenta melhoras devido à diminuição das chuvas, o que facilita os trabalhos nos locais de escorregamento de terra, que ainda oferecem risco. Os bairros mais afetados são: Vila Albertina, Britador, Vila Santo Antônio, Vila Nadir, Jardim Monte Carlo, Morro das Andorinhas, Pica Pau, Vila Britânia, Vila Sodipe, Vila Paulista Popular e Jardim Márcia.
– Existem cerca de 1.790 pessoas desabrigadas, alojadas em escolas, creches e salões comunitários. Continua o número de 08 mortos (07 por soterramento e 01 afogamento).

Queluz:
– 144 pessoas desabrigadas
– 01 vítima fatal (Joaquim Pedro de Castro – 70 anos);

Guaratinguetá:
– 480 famílias desabrigadas atualmente alojadas em próprios municipais;

Cachoeira Paulista:
– 100 pessoas desabrigadas alojadas em próprios municipais;

Aparecida:
– 200 pessoas estão desabrigadas e se encontram alojadas em próprios municipais;

Potim:
– 03 pessoas estão desabrigadas alojadas em escola municipal;

Cruzeiro:
– 1.200 pessoas desabrigadas, alojadas em 04 escolas municipais;

Lorena:
– 30 pessoas desabrigadas alojadas em próprios municipais;

São Bento do Sapucaí:
– 73 pessoas desabrigadas alojadas me próprios municipais;

Em Santos, houve o rolamento de uma pedra na madrugada desta Sexta feira, 07, provocando a morte de um menino de 13 anos e destruindo uma residência. Segundo a Coordenadora Regional de Defesa Civil do Estado, Regina Elsa Araújo, e a avaliação de técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Instituto Geológico (IG), a rua (que possui cerca de 6 moradias) foi interditada, e a previsão é de que ainda pela manhã seja liberada, já que o rolamento da rocha não ocorreu em virtude de deslizamento.
Na Região da Baixada (Serra do Mar), os municípios de Santos, São Vicente e Guarujá, que se encontravam em ALERTA, retornaram ao nível de ATENÇÃO, assim como Ilhabela. Os demais municípios permanecem em OBSERVAÇÃO.
O Governador do Estado, Mário Covas, homologou a decretação de Estado de Calamidade Pública dos municípios de Campos do Jordão e de Lavrinhas, e também a Situação de Emergência das cidades de Queluz, Cruzeiro e Aparecida.