89 alunos se formam na Academia do Barro Branco

Antes de se tornarem 2º tenentes, os aspirantes a oficiais passarão por estágio de seis meses acompanhando unidades de patrulha das regiões em que vão atuar

dom, 15/12/2013 - 14h16 | Do Portal do Governo

O domingo, 15, foi um dia especial para 89 alunos da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), que se formaram após concluírem o curso de Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. O governador Geraldo Alckmin participou da cerimônia de entrega das espadas aos aspirantes-oficiais.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Vinicius Brock Fullmann, primeiro aspirante da turma de formandos 2013, recebeu do governador a espada do Palácio dos Bandeirantes. A honraria foi concedida por ter sido o primeiro colocado no curso de formação de policiais. “Estou bastante emocionado, não foram só os três anos aqui na academia que me fizeram chegar nesse momento, é uma história de luta, de batalha, são vários anos já me dedicando para este momento”, disse Vinicius.

photonews

O formando afirmou ainda que “ser consagrado com uma espada ofertada pelo Palácio dos Bandeirantes das mãos do governador, foi, para mim e para minha família, muito orgulho, eu nunca mais vou esquecer”, declarou. Antes de se tornarem 2º tenentes, os aspirantes a oficiais passarão por estágio de seis meses acompanhando unidades de patrulha das regiões em que vão atuar.

“Vocês enfrentaram e venceram talvez o mais difícil dos concursos, o mais difícil vestibular, dez mil inscritos para 90 vagas. Isso é fruto do mérito de cada um de vocês. Talento, dedicação, sacrifício e hoje é um dia muito especial, particularmente para o povo de São Paulo, que passará a contar com o reforço da atuação de vocês no combate à violência e à criminalidade”, destacou o governador Geraldo Alckmin.

Escolhido como paraninfo na cerimônia de entrega das espadas, o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, passou uma mensagem de otimismo aos formandos. “Estando um pouco mais de um ano à frente da segurança pública, compreendo que a lugar algum se chega se não tivermos os corações abertos para ouvir e dialogar. Os senhores, depois de anos de estudos em rigoroso e concorrido curso, longe de suas famílias, estão aptos a retribuir à sociedade o conhecimento que adquiriram, mas que o façam sempre com humildade, com olhar de atenção ao semelhante, que precisam da coragem e dos serviços dos senhores e senhoras”, disse.

Curso

A turma de formandos, composta por 63 homens e 26 mulheres, passou por 5.465 horas/aula. Eles estudaram disciplinas como Polícia Comunitária, Direitos Humanos, Inteligência Policial, Noções de Polícia Científica, entre outras. Com os 89 alunos que acabam de concluir o curso, a Polícia Militar formou 1.108 aspirantes a oficiais desde 2007.

Do Portal do Governo do Estado