80% das mulheres terão algum episódio de infecção urinária durante a vida

Principais sintomas são ardência e dor ao urinar, dor na região mais baixa do abdome, aumento do ritmo para urinar e odor

seg, 15/07/2013 - 10h31 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – que também atende ao público feminino – alerta para os riscos da infecção urinária na mulher. Segundo o Centro, quase 80% das mulheres terão algum episódio de infecção urinária na vida, e 1/3 delas podem desenvolver a doença repetidas vezes.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A doença é mais comum entre mulheres, pois a uretra do aparelho genital feminino é mais curta e mais próxima do ânus do que a dos homens, possibilitando a passagem de bactérias do ânus para a vagina. Os principais sintomas são ardência e dor ao urinar, dor na região mais baixa do abdome, aumento do ritmo para urinar e odor.

Para evitar a infecção urinária, o Centro indica o aumento da ingestão de água todos os dias (pelo menos 1,5 litro diariamente); higienização da vulva e região perianal; cuidar da alimentação para evitar a constipação (prisão de ventre) e higienizar a área genital antes da atividade sexual.

Do Portal do Governo do Estado