8 mil crianças vêem o mar pela 1ª vez a partir desta segunda

Secretarias Estaduais da Educação e de Planejamento levarão estudantes de 9 a 11 anos para cidades litorâneas

sex, 04/01/2008 - 22h02 | Do Portal do Governo

Cerca de 8 mil crianças paulistas vão conhecer o mar pela primeira vez. Será a partir desta segunda-feira, 7 de janeiro, a partir das 8h, em projeto organizado pela Secretaria de Estado da Educação e pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), da Secretaria de Economia e Planejamento. Treze cidades do litoral receberão estudantes municipais e estaduais do interior paulista, com idade entre 9 e 11 anos.

O programa levará 202 grupos de 40 crianças oriundas de 194 cidades do interior de São Paulo. As viagens terão prazo de cinco dias. Os alunos ficarão hospedados em escolas adaptadas nas cidades litorâneas.

“É um projeto muito estimulante porque é programado, fora da sala de aula. Os alunos convivem com colegas e vivem novas situações. E, claro, aprendem”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Cerca de 900 monitores acompanharão as crianças. A Secretaria de Estado da Educação preparou estes profissionais, com capacitação por intermédio da Rede do Saber, repassando procedimentos de segurança e primeiros-socorros. Antes das viagens os alunos passarão por exames médicos e os pais participarão de reuniões sobre o passeio.

As viagens começarão sempre às segundas-feiras, com retorno às sextas-feiras. Em janeiro, durante as semanas de 7 a 11; 14 a 18; e 21 a 25.

Da Secretaria Estadual da Educação

(I.P.)