77% dos jovens de SP podem desenvolver distúrbios alimentares

Pesquisa da Secretaria da Saúde aponta que, apesar de apenas 39% estarem acima do peso, 55% das entrevistadas gostariam de acordar mais magras

qui, 23/01/2014 - 17h36 | Do Portal do Governo

Um levantamento da Secretaria da Saúde aponta que 77% das jovens do Estado de São Paulo estão propensas a desenvolver algum tipo de distúrbio alimentar, como anorexia, bulimia ou compulsão por comer. A pesquisa foi feita 150 pacientes entre 10 a 24 anos de idade atendidas no ambulatório de Ginecologia do Hospital das Clínicas e do hospital estadual Pérola Byington, na capital.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Das jovens entrevistadas, 39% estavam acima do peso. Nos formulários utilizados na pesquisa, as questões foram divididas em quatro categorias relacionadas aos seguintes aspectos: comportamento e hábitos alimentares, imagem corporal, comunicação e mídia, mitos e crenças.

Os resultados revelaram que 63% das jovens consomem fast-food pelo menos uma vez por semana. Em relação a mitos e crenças, 85% acreditam que existe um padrão de beleza imposto pela sociedade, 46% acreditam que mulheres magras são mais felizes e 55% delas adorariam simplesmente acordar magras.

Ainda foi revelado que 68% das entrevistadas fazem as refeições em frente ao computador ou televisão e 94% utilizam a internet todos os dias por pelo menos quatro horas.

As participantes são membros do grupo “Tô bem na fita!”, da Casa do Adolescente, unidade da Secretaria onde foi realizada a pesquisa. Este programa foi criado para que os profissionais de saúde possam trabalhar a prevenção de distúrbios alimentares entre as adolescentes e jovens.

Internações causadas por distúrbios

A cada dois dias, em média, uma pessoa é internada por anorexia ou bulimia nos hospitais que atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado de São Paulo. Nos primeiros sete meses de 2013, foram 97 internações devido a estes distúrbios alimentares. Em 2012, 165 pacientes precisaram de internação e 1.220 pacientes fizeram tratamento ambulatorial no Estado contra distúrbio alimentar.

Do Portal do Governo do Estado