77% dos aprovados nas Etecs e 70% nas Fatecs vêm de escolas públicas

Unidades de ensino do Centro Paula Souza estão entre as mais democráticos do País

qua, 25/03/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Levantamento realizado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), responsável pela organização e realização dos processos seletivos das Etecs (Vestibulinho) e das Fatecs (Vestibular), mostra que o ensino ministrado pelas unidades do Centro Paula Souza está entre os mais democráticos do país.

Nas Etecs, 77% dos mais de 53 mil aprovados no Vestibulinho para o 1º semestre de 2009 fizeram o Ensino Fundamental em escolas da rede pública. O índice é ainda maior nas Etecs do setor agropecuário: 89%. A faixa etária da maioria dos alunos é de até 17 anos (52%) e entre 18 e 23 anos (27%).

No Vestibular do mesmo período, 70% dos mais 7,5 mil aprovados para as Fatecs fizeram o Ensino Médio em escolas da rede pública. A faixa etária da maioria dos alunos se concentra entre 18 e 23 anos (63%). Para se ter uma idéia, na Fuvest, o maior vestibular do País, apenas 30% dos 138 mil inscritos estudaram apenas em escola pública.

Uma importante ferramenta para essa democratização foi a implantação do Sistema de Pontuação Acrescida, que concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o estudante esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

No último processo seletivo, foram cerca de 200 mil inscritos no Vestibulinho e aproximadamente 38 mil no Vestibular, números que demonstram o interesse dos jovens por um ensino que facilita o ingresso no mercado de trabalho: 77% dos técnicos formados pelas Etecs estão empregados após um ano de formados. No caso dos tecnólogos o percentual de empregabilidade é de 93%.