75% das idosas com HIV contraíram vírus do marido

Levantamento foi feito a partir dos atendimentos no Ambulatório de Aids do Instituto Emílio Ribas

seg, 17/03/2008 - 12h10 | Do Portal do Governo

Um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde apontou que 75% das mulheres portadoras do vírus HIV e que têm mais de 60 anos foram infectadas por seus maridos. A pesquisa foi feita com base nos atendimentos do Ambulatório de Aids do Idoso do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, que atende mensalmente cerca de 100 idosos.

Já entre os homens, 80% afirmam terem contraído a doença em relações extraconjugais e infectado suas parceiras. Segundo o coordenador do ambulatório, Jean Gorinchteyn, esse alto número de idosas infectadas e a maneira como seus parceiros contraíram a doença, se explica principalmente pelo fator hormonal.

“A mulher com mais de 60 anos ainda está na fase da menopausa, tem diminuição de libido e lubrificação, enquanto o homem ainda sente desejo, o que explica muitas das relações fora do casamento”, afirma.

Segundo estatísticas do IBGE, a expectativa de vida da população aumentou, atingindo os 72 anos. Paralelamente, têm-se observado elevação na incidência de casos de Aids em pacientes com mais de 65 anos.

Segundo dados do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, entre 1991 e 2007, 2.916 pessoas com mais de 60 anos contraíram o vírus da Aids. Desse total, 950 são mulheres e 1.966 são do sexo masculino.

Todo atendimento médico, psicológico e social é oferecido no Ambulatório de Aids do Idoso, além de medicamentos e exames. Para ter acesso ao serviço é necessário ser encaminhado por uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Da Secretaria da Saúde