705 mil estudantes participam da Olimpíada de Língua Portuguesa

Escolas estaduais paulistas lideram o ranking de procura

qua, 07/05/2008 - 12h41 | Do Portal do Governo

A rede estadual paulista vai levar o maior número de alunos à Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Cerca de 705 mil estudantes, de 3.512 escolas, se inscreveram.O objetivo é atingir alunos de escolas públicas de todo o Brasil para reforçar o aprendizado.

Haverá atividades estaduais, regionais e uma etapa nacional. “Nossa rede está mobilizada. A Olimpíada ajudará no empenho de melhorar os processos de ensino e aprendizado de leitura e escrita nas salas de aula”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, que participou do lançamento do projeto.

Os professores da rede estadual também fizeram inscrição para a competição. Cerca 17,5 mil serão os multiplicadores de conhecimento para os alunos.

“O lugar onde vivo” será o tema central, desenvolvido em três gêneros textuais: poesia, memória e artigo de opinião. Para ajudar na preparação, os docentes receberão o “Caderno de Orientação do Professor”, com idéias para discutir a temática em sala de aula.

Alunos de 4ª e 5ª séries vão criar poesia; os de 7ª e 8ª, irão produzir textos em primeira pessoa a partir de entrevista com moradores de rua. O tema é Memórias.

Os estudantes de 2º e 3º ano do ensino médio farão artigos. A seleção dos primeiros 134 mil trabalhos será feita por representantes de pais e professores. Depois, haverá outras seleções até chegar aos 15 vencedores.

Da Secretaria da Educação