70% das crianças de SP dormem mal

Ronco e apnéia obstrutiva são os principais distúrbios, aponta estudo da Secretaria Estadual da Saúde

qua, 31/10/2007 - 11h15 | Do Portal do Governo

Setenta por cento das crianças de São Paulo possuem algum tipo de distúrbio do sono. Esta é a conclusão de um levantamento da Secretaria Estadual da Saúde com 330 pacientes do Hospital Estadual Cândido Fontoura, maior unidade pública de saúde especializada em atendimento infantil da capital.

Foram avaliadas crianças de 4 a 14 anos, de ambos os sexos, atendidas no ambulatório do hospital. Do total que apresentou algum tipo de problema, 55% tinham distúrbios respiratórios (ronco e apnéia obstrutiva).

Outras 27% apresentavam hiper-hidrose do sono (excesso de suor à noite). E 10% tinham sonolência excessiva diurna.Ainda foram detectados problemas de insônia em 3% das crianças, distúrbios do despertar (terror noturno e paralisia do sono, por exemplo) em outros 3% e distúrbio da transição sono-vigília (agitação) em 2%.

O estudo também apontou que 57% das crianças com algum tipo de distúrbio do sono são do sexo masculino. Os dados foram obtidos por meio de aplicação do questionário Sleep Disturbance Scale for Children, de padrão internacional.

Em alguns casos, as crianças foram encaminhadas para exame de polissonografia.“Alguns tipos de distúrbios do sono podem prejudicar a qualidade de vida e o desempenho escolar das crianças. Por isso é importante que os pais estejam atentos e busquem orientação de um profissional de saúde se erceberem qualquer problema”, afirma a terapeuta ocupacional Clarisse Potasz, coordenadora do estudo.

O Hospital Estadual Cândido Fontoura oferece, gratuitamente, atendimento especializado a crianças com distúrbios do sono, como higiene do sono, cirurgias de amídala e acompanhamento com neurologistas e psicólogos.

Secretaria Estadual da Saúde

(I.P.)