7 motivos para usar protetor solar todos os dias

O que muitos esquecem é que é preciso passar protetor solar todos os dias.

qua, 29/08/2018 - 9h42 | Do Portal do Governo

Protetor solar é essencial para os cuidados com a saúde da nossa pele, mas o que muitos esquecem é que é preciso passá-lo todos os dias, independente do clima que está fazendo.

Mesmo em dias nublados, de inverno ou em ambientes fechados, é recomendado o uso de protetor solar, pois tanto o mormaço quanto luzes artificiais como lâmpadas e computadores, emitem radiações que podem causar manchas, envelhecimento precoce e até câncer de pele.

Separamos abaixo 7 motivos para entender melhor a importância do uso diário do protetor solar:

1 – Previne o envelhecimento

Caso você não proteja sua pele, ela poderá sofrer com a ação dos raios solares que vão danificar as fibras de colágeno dela, fazendo com que sua pele tenha manchas e aparente ser mais velha do que é.

2 – É para o verão

Sol de verão, muita gente gosta, porém a exposição excessiva, e claro, sem proteção pode trazer desconfortos para sua pele, como o ardor de queimadura por exemplo.

O técnico de PABX, Vanderlei Martins, que trabalha exposto ao sol todos os dias, relata sobre os perigos de não passar protetor solar todos os dias. “Eu sempre achava que era bobagem passar protetor solar, não ficar exposto ao sol nos horários de maior incidência dos raios, até que minha filha teve um problema de pele causado pela exposição do sol”, relata.

3 – É para o inverno

Engana-se quem acha que o protetor solar é para ser usado só no verão. Ele deve ser usado todos os dias, sem exceção. Seja no frio ou no calor, no dia nublado ou ensolarado a radiação solar está ativa, podendo afetar a saúde da sua pele.

“Não deixo meu filho sair de casa sem passar protetor solar. Eu já deixo o produto ao lado da cama dele, para não me esquecer, isso já virou rotina em nossa família”, explica a advogada Tais Ferreira, mãe do menino João Pedro (4 anos).

4 – Previne doenças

A exposição solar é uma grande colaboradora para o câncer de pele, por isso não podemos abrir mão do protetor solar, pois ele protege sua pele e é fundamental na saúde de quem é predisposto a ter essa doença.

Maria Lúcia dos Santos, de 45 anos, costumava ficar cinco, seis, até sete horas exposta ao sol. Até que foi diagnosticada com câncer de pele aos 36 anos. “Foi um choque! Nós nunca pensamos que pode acontecer com você, hoje eu me cuido muito mais”, explica. Após o susto, Maria não sai mais de casa sem protetor solar e evitar tomar sol entre às 10h da manhã e às 16h.

5 – Mantém a pele sem manchas

As manchas podem aparecer por causa do sol, por isso é extremamente importante usar protetor solar todos os dias desde criança.

“Quando meu filho tinha 6 anos de idade, ele voltou de uma viagem da escola com vários hematomas pelo corpo causados pelo sol. Eu fiquei apavorada, desde então, sempre tive atenção redobrada com uso do protetor solar”, explica Felipe Zanini, pai do Vitor Hugo (15 anos).

6 – É para usar em casa

É importante passar protetor solar para ficar dentro de casa, afinal mesmo longe do sol, em casa também estamos expostos a luzes que podem transmitir radiação.

7 – Tem para todos os gostos

Não adianta arrumar desculpa para não passar protetor. Hoje no mercado existem várias opções e marcas de protetor que variam desde a textura até o perfume. Então é só escolher o que te agrada e usar sempre.