60% dos brasileiros fazem dieta sem acompanhamento médico

Levantamento feito em oito capitais pela Secretaria Estadual da Saúde de SP analisou 1,5 mil casos

ter, 23/10/2007 - 14h41 | Do Portal do Governo

Apenas 40% da população que faz dieta consulta um médico. Essa é uma das conclusões da pesquisa sobre o hábito alimentar do brasileiro feita pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Seção de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

A população não identifica o médico como interlocutor para alimentação saudável. Aqueles que fazem dieta pouco questionam os médicos. Sem orientação, acabam não estabelecendo relação entre dieta e tempo de jejum e mais da metade (52%) ficam mais de quatro horas em jejum.

De forma geral, o cardápio do brasileiro é composto mais por carnes do que frutas, verduras ou legumes. Além disso, o consumo de carne é feito em quantidades superiores ao necessário.

Com a inversão da pirâmide nutricional, o brasileiro passou a ingerir menos fibras. Cereais integrais, frutas, legumes e verduras, que estão na base da pirâmide e deveriam estar em maior quantidade no prato, são substituídos por outros alimentos.

Quando se trata do consumo de óleos, a maioria, 85,5%, prefere utilizar óleo de soja, girassol ou milho. Apenas 8,5% consomem óleo de canola, que contém elevada quantidade de Ômega-3 (reduz triglicerídios e controla arteriosclerose), vitamina E (antioxidante que reduz radicais livres), gorduras mono-insaturadas (reduzem LDL) e o menor teor de gordura saturada (controle do colesterol) de todos os óleos vegetais.

A pesquisa foi feita com 1.500 pessoas das classes A, B e C. As entrevistas foram realizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Fortaleza.

Da Secretaria Estadual da Saúde

(C.C.)