6 mil alunos e professores visitarão panorama de artes no MAM-SP

Ação organizada pela Secretaria Estadual de Educação e FDE teve início no dia 23 e vai até 30 de novembro

sáb, 27/10/2007 - 10h19 | Do Portal do Governo

Cerca de 6 mil alunos e professores da rede pública estadual de ensino vão visitar a 30ª Edição do Panorama da Arte Brasileira do MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo). Ação promovida pela Secretaria Estadual de Educação e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) teve início no dia 23 e vai até 30 de novembro. O Panorama da Arte Brasileira acontece a cada dois anos desde 1969, e é uma das mais importantes mostras da arte plástica contemporânea produzida no Brasil.

Sob o título “Contraditório”, a exposição conta com a curadoria de Moacir dos Anjos, ex-diretor do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM, do Recife) e traz 28 artistas e 1 trabalho coletivo, representando 11 Estados do país, além de um artista do Peru, Gabriel Acevedo Velarde, que apresenta trabalho em conjunto com a gaúcha Lucia Koch.

A visitação de estudantes da rede estadual ao MAM é destinada a alunos e professores de Arte da 1ª série do Ensino Médio da Diretoria de Ensino de Itaquaquecetuba, na Região Metropolitana de São Paulo.

Entre suas ações educativas, o museu busca facilitar a aproximação e a relação do público com as obras expostas, incentivando o exercício do pensar e da construção dos sentidos. O Panorama Brasil permite trabalhar com os alunos e professores aspectos relacionados à cultura e à sociedade brasileira, além de enfatizar a arte como uma linguagem que possui características próprias e auto-referentes, como indica texto de divulgação do próprio museu.

Uma equipe de educadores do MAM trabalhará junto aos estudantes e professores visando possibilitar interpretações e elaborações de significados em torno das obras expostas. Após discussão e apreciação das referidas obras, os grupos participarão de atividades práticas.

Os professores de Arte que participam das visitas recebem o texto “Expedições Instigantes”, de Mirian Celeste Martins, arte-educadora do Instituto de Artes da Unesp – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, publicado originalmente no livreto “Expedições Culturais – Guia Educativo de Museus do Estado de São Paulo”, editado pela FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação (clique aqui para ter acesso ao texto).

Além disso, a FDE promoveu reunião de preparação para o evento com representantes e ATPs (assistentes técnico-pedagógicos) de Artes da Diretoria de Ensino de Itaquaquecetuba. Os ATPs são responsáveis por fazer as orientações técnicas aos professores que acompanharão as visitas dos estudantes. A Fundação também viabilizará o transporte dos visitantes ao MAM-SP.

A iniciativa faz parte das Ações Culturais desenvolvidas pela SEE – Secretaria de Estado da Educação, sob coordenação da Diretoria de Projetos Especiais da FDE.

Entre 2002 e 2006, a SEE, com apoio da FDE, promoveu junto com o MAM-SP a parceria “Encontros com a Arte”, que viabilizou a visita de quase 45 mil estudantes e professores ao museu.

Serviço

O Panorama da Arte Brasileira “Contraditório” acontece até 6 de janeiro de 2008 no MAM – SP (avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, Parque Ibirapuera, zona sul de São Paulo), de terça a domingo, das 10h às 18h.

Da Fundação para o Desenvolvimento da Educação

(I.P.)