5º AgroEncontro promove o acesso dos produtores às novas tecnologias

Evento realizado no município de Guatapará recebeu mais de 1,6 mil agricultores, que conheceram as inovações do campo

seg, 16/04/2018 - 21h04 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Jardim, destacou a importância de oferecer ao pequeno produtor e ao agricultor familiar o acesso a novas tecnologias, durante o 5º AgroEncontro, realizado na última sexta-feira (13), na Fazenda Experimental Ourofino, em Guatapará, no interior paulista.

Considerado o maior dia de campo do setor sucroenergético, o evento recebeu mais de 1,6 mil produtores das Cooperativas de Produtores Rurais (Coopercitrus), dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Copercana), Agroindustrial (Coplana) e dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana).

Na oportunidade, o secretário de Agricultura e Abastecimento visitou a estação do Instituto Agronômico (IAC), local onde os produtores foram orientados sobre as novas variedades de cana-de-açúcar desenvolvidas, bem como sobre o sistema de Mudas Pré-Brotadas, que garante resultado 20 vezes superior ao plantio convencional.

“O sistema já está sendo bastante adotado pelos produtores, que entenderam que há uma importante redução dos custos e aumento na produção. Nós devemos estimular a busca por essa eficiência e rentabilidade, pois é uma orientação do governador Márcio França para que se produza cada vez mais e melhor”, afirma Francisco Jardim.

“O foco é apresentar as cultivares e o melhoramento genético, mas também realizar um trabalho de extensão rural, levando informação técnica para que o produtor obtenha um melhor potencial produtivo”, destaca o engenheiro agrônomo Daniel Nunes, do Centro de Cana do IAC.

Decisões

Outro trabalho apresentado pela Secretaria no AgroEncontro foi o levantamento de custos da produção de cana-de-açúcar pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA). De acordo com as pesquisadoras Marli Dias Mascarenhas e Katia Nachiluk, “é uma importante ferramenta para a tomada de decisões pelo produtor na gestão do seu negócio, para detectar onde pode cortar custos e gerar mais renda”.

Com espaço para o cultivo de soja e amendoim, o evento contou com palestra sobre “O futuro da cana-de-açúcar”, ministrada pelo gestor executivo da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), Celso Albano.