5ª Caravana de Ciências de São José dos Campos acontecerá em outubro e de forma virtual

Evento é parceria da Diretoria de Ensino com Universidade Federal de São Paulo e acontece na Semana Nacional e Ciência e Tecnologia

qua, 30/09/2020 - 10h21 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria da Educação

Vem aí a 5ª edição da Caravana de Ciências de São José dos Campos, desta vez de forma virtual, devido à pandemia de COVID-19. Neste ano, o tema é “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência Brasileira”. O evento, que acontecerá em 22 de outubro, tem o objetivo de disseminar o conhecimento científico e incentivar a prática de iniciação científica no ensino básico.

Para Elisângela Gomes Viana Macedo, professora de ciências e matemática da Escola Estadual Professor Francisco Pereira da Silva, de São José dos Campos, convidada para participar da mesa redonda de perguntas e respostas do evento, este é o momento de motivar os alunos na pesquisa cientifica de um projeto.

“Os projetos vêm de encontro com o projeto de vida dos alunos, então visamos incentivar os alunos neste sentido. Neste ano, a minha escola conta com doze projetos inscritos”, ressalta a docente.

Elisângela explica que toda unidade de ensino envolvida no evento começa o projeto na Feira de Ciências, que geralmente acontece em junho, no fim do primeiro semestre. No segundo semestre, o aluno desenvolve o projeto e realiza os ajustes necessários.

Projeto de vida

A aluna Bianca Santos Abdalla, do 1º ano do Ensino Médio, tem o sonho de ser fisioterapeuta, e alinhou junto com o seu grupo esse projeto de vida. “Essa vontade surgiu na pandemia, por um problema no joelho e a necessidade em ter atendimento. De acordo com o projeto científico que foi proposto, eu tentei alinhar com o meu projeto de vida e com o protagonismo juvenil. Para esse projeto, eu e meu grupo desenvolvemos um aplicativo, o SOS Bio, que visa a auxiliar os profissionais da fisioterapia e estudantes a entender mais a anatomia humana, com mais opções de estudo sobre partes especificas do corpo”, ressalta a estudante.

Até a 4ª edição, 20 escolas haviam se cadastrado para participar da Caravana, 121 docentes, 245 trabalhos e 1.555 alunos participantes. Neste ano, a participação é opcional, por conta da pandemia, pensando em deixar os alunos à vontade neste momento difícil.