55 condutores foram flagrados alcoolizados na Operação Direção Segura

Ao todo, 581 motoristas fizeram o teste do etilômetro, entre os dias 14 e 16 de março, na capital

ter, 19/03/2013 - 13h42 | Do Portal do Governo

A Operação Direção Segura autuou 55 condutores que estavam sob efeito de álcool, durante as blitze realizadas na capital entre as noites da última quinta-feira (14) e de sábado (16). Dos autuados, 46 apresentaram índices de até 0,33 miligrama de álcool por litro de ar expelido e 9 tiveram índices acima de 0,33, o que configura crime de trânsito.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Nos casos com índice abaixo de 0,33, o condutor é multado em R$ 1.915,40 e recebe sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além de responderem a processo administrativo para suspensão do direito de dirigir por um ano, de acordo com legislação federal.

Os condutores que cometeram o crime de trânsito e apresentaram índices acima de 0,33 miligramas de álcool, além das penas habituais de multa e processo administrativo, também responderão na esfera penal. Caso sejam condenados, poderão pegar de seis meses a três anos de prisão.

Pela lei, todos os condutores alcoolizados ou sob efeito de drogas que foram flagrados nas blitze têm direito de defesa, até que a CNH seja efetivamente suspensa. No caso de o motorista voltar a cometer a mesma infração durante o processo administrativo, o valor da multa será dobrado.

ASSISTA AO VÍDEO
Voluntários da Direção Segura conscientizam motoristas 

Segundo o balanço, 581 condutores fizeram o teste do etilômetro, em bloqueios montados na Barra Funda, Pompéia, Santana e na região da Avenida Paulista. Além das autuações por alcoolemia, outras 70 multas foram aplicadas por infrações de trânsito, como irregularidades nos documentos do condutor e do veículo.

Do Portal do Governo do Estado