50 mil crianças devem atualizar a caderneta de vacinação

Força-tarefa lançada pela Secretaria da Saúde trabalha para cumprir essa meta até final de janeiro, aproveitando as férias escolares

seg, 10/12/2007 - 9h39 | Do Portal do Governo

A partir deste mês, a força-tarefa lançada pela Secretaria Estadual da Saúde lança trabalha para atualizar a caderneta de vacinação de crianças menores de sete anos até o final de janeiro, período de férias escolares. A expectativa é vacinar cerca de 50 mil crianças que estejam com alguma dose em atraso na caderneta. O estado possui 4,3 milhões de crianças nessa faixa etária.

Em parceria com os municípios, serão oferecidas as vacinas que compõem o calendário básico de vacinação infantil da rede pública: BCG, tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo), tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), rotavírus, paralisia infantil e hepatite B. As doses serão aplicadas conforme a indicação de idade para cada vacina. O foco principal serão as crianças menores de um ano, que recebem um maior número de vacinas nos primeiros doze meses de vida.

Todas as secretarias municipais de saúde estão sendo informadas sobre a mobilização. As crianças devem ser levadas aos postos de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As doses são gratuitas e não causam reações adversas graves.

“O estado de São Paulo possui bons índices de cobertura vacinal. Mas queremos aproveitar essas férias para pôr em dia a caderneta das crianças que estão com alguma vacina em atraso, aumentando ainda mais a proteção dos paulistas contra doenças transmissíveis”, afirma a coordenadora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

Pelo site do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado é possível verificar o calendário completo de vacinação infantil do Sistema Único de Saúde (SUS). O endereço é http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/imuni/imu_calen04.htm.

Da Secretaria Estadual da Saúde

(I.P.)