4º Fórum de Inteligência Artificial tem inscrições abertas até dia 24

Ética com dados e sistemas de recomendação baseados em sessão são alguns dos temas que fazem parte da programação do evento, que ocorrerá entre os dias 10 e 18 de outubro

qua, 21/09/2022 - 9h00 | Do Portal do Governo
Estão abertas as inscrições para o quarto Fórum de Inteligência Artificial do Centro Paula Souza (CPS). O evento online será realizado entre os dias 10 e 18 de outubro, e será aberto a toda comunidade. Os professores do CPS e de outras instituições, estudantes e demais profissionais interessados devem se inscrever pelo site até o próximo sábado (24).

Esta edição do fórum terá o objetivo de apresentar os principais conceitos e práticas da área, com palestras sobre ética com dados, sistemas de recomendação baseados em sessão, uso da visão computacional para auxílio a pacientes que sofrem de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uso de Inteligência Artificial (IA), Processamento de linguagem natural (PLN) e Machine Learn para facilitar o aprendizado e ensino da Língua Portuguesa e Inteligência Artificial.

Entre os palestrantes convidados estão a Doutora em Ciências (DSc) no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Daniela América; o Doutor e Mestre em Ciências pelo ITA, Gabriel de Souza Pereira Moreira; o Mestre em Informática e Gestão do Conhecimento, Anderson Silva Vanin; a Mestra em Informática e Gestão do Conhecimento, Cíntia Maria de Araújo Pinho; e o Doutor em Engenharia Mecânica na área de Inteligência Artificial/Redes Neurais Artificiais (Unesp), Luis Fernando de Almeida.

Para o coordenador de projetos do CPS e organizador do evento, Henrique Louro, a sociedade tem mostrado interesse em assuntos ligados à Inteligência Artificial (IA) e os avanços direcionados à área da educação têm sido significativos. “No Brasil, o movimento nesse sentido é mais recente, mas já avançamos muito e pode-se dizer que estamos acompanhando de perto o que ocorre mundo afora,” explica. “No CPS estamos discutindo sobre IA em nossos fóruns desde 2019.”

Serviço
4º Fórum de Inteligência Artificial
Data: 10 a 18 de outubro
Inscrições: Portal do Participante (Professores do CPS) e no Site do Evento (Demais interessados)