48 mil alunos estaduais fazem prova que dá pontuação extra na Fuvest

Estudantes podem ter bônus de 3% na nota do vestibular; total de benefícios pode chegar a 12%

sex, 07/11/2008 - 10h19 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação e a USP realizam neste domingo, 9, a partir das 13h (abertura dos portões às 12h30), a prova que pode resultar em pontuação extra aos alunos que participarão do vestibular da Fuvest. Cerca de 48 mil estudantes da rede estadual se inscreveram.

A avaliação dos estudantes será em escolas estaduais de cinco regiões da capital e 44 cidades do Estado. O resultado pode ser revertido em bônus adicional de até 3% na nota da primeira e da segunda fase do vestibular da Fuvest.

Direcionada a estudantes do 3º ano do Ensino Médio que tenham cursado o 1º e o 2º ano em escolas estaduais, a prova será baseada nas propostas curriculares da Secretaria. Terá 50 questões objetivas de múltipla escolha. Os estudantes terão quatro horas para responder e deverão levar RG original e número do CPF. O candidato poderá retirar-se do local de exame somente a partir das 15h.

Dependendo do desempenho do estudante, sua nota no vestibular poderá ser multiplicada por um fator que varia de 1,00 a 1,03. Para chegar ao total de acréscimo o aluno deve acertar as 50 questões.

Além da possibilidade de 3% de bônus adicional pelo programa de avaliação, o estudante poderá conseguir até 12% de acréscimo em sua pontuação da 1ª e 2ª fases do vestibular por meio de outras alternativas, determinadas pela USP. Uma delas é o Bônus Universal, pelo qual o aluno que realizou integralmente o Ensino Médio em escolas publicas tem direito a bônus de 3% sobre a nota do vestibular. Há ainda o Bônus Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que garante até 9% a mais na nota ao estudante de escola pública com bom desempenho no Enem. 

No início da prova os alunos receberão o caderno de questões e uma folha óptica na qual devem ser anotadas as alternativas julgadas corretas, usando, para isto, caneta esferográfica (azul ou preta). A prova e a folha de respostas serão recolhidas pelo fiscal da sala ao final do exame.

Saiba mais

Data da prova
Dia 9 de novembro, domingo

Tempo de duração
4 horas

Horário
12h30 – abertura dos portões e ingresso nas salas de aula
13h – fechamento dos portões e início da prova

Da Secretaria da Educação