4º Salão e Seminário Qualidade Brasil conta com a participação do IPT/Sebrae-SP

Vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, o IPT irá demonstrar o melhor caminho para o crescimento de pequenas e micro empr

seg, 11/09/2000 - 10h21 | Do Portal do Governo

O ‘Salão IPT/Sebrae-SP de Qualidade e Tecnologia’ vai mostrar o caminho das pedras para as micro e pequenas empresas poderem avançar – e muito – na rota da qualidade e da competitividade. Elas podem capacitar-se para conquistar espaços em mercados internacionais globalizados. Para isso podem contar com o apoio do IPT, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. O Salão IPT estará aberto ao público no 4º Salão e Seminário Qualidade Brasil – Salão e Seminário de Metrologia, que realiza-se no período de 12 a 16 de setembro, das 16h00 às 22h00, no Expo Center Norte (rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo, capital). O evento comemora os dez anos do PBQP – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade.

Salão IPT/Sebrae-SP

Numa área de 300 metros quadrados, o IPT apresentará produtos e serviços acessíveis às pequenas e micro empresas no campo da qualidade e da produtividade. São ferramentas de controle de qualidade na produção industrial. Ao mesmo tempo, serão mostrados produtos de cerca de 40 empresas atendidas pelo Instituto através de dosi grandes projetos – o Prumo e o Progex – que tiveram seus produtos melhorados e, a partir daí, obtiveram ganhos de mercado. Uma série de palestras técnicas também estará aberta ao público. Confira o programa abaixo.

Palestras programadas
Entrada gratuita – Pavilhão Vermelho
Auditório IPT – Vagas limitadas

13 de setembro de 2000 – 18h00
“IPT LEVA QUALIDADE ÀS EMPRESAS, ATRAVÉS DO PRUMO – PROJETO DAS UNIDADES MÓVEIS”
Palestrante: Maria do Carmo Zorzenom – Gerente do PRUMO do IPT
Público Alvo: Empresas dos setores: plásticos, móveis, cerâmico, borrachas, couros e calçados.

13 de setembro de 2000 – 19h00
“NORMALIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE EPIs (EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL) NO BRASIL”
Palestrante: Luis Carlos Faleiros Freitas – Responsável pelo Laboratório de Ensaios Físico-Químicos e pelo Laboratório de Protótipos do IPT-Franca
Público Alvo: Fabricantes e importadores de EPIs.

14 de setembro de 2000 – 19h00
“QUALIDADE EM LABORATÓRIOS METROLÓGICOS”
Palestrante: Marco A. Grecco D’Elia – Diretor do Centro de Certificação Técnica e Gerente da Qualidade do IPT
Público Alvo: Técnicos/Gerentes relacionados com Sistemas de Garantia da Qualidade de empresas (ISO 9000) e laboratórios (ISO GUIA 25).

15 de setembro de 2000 – 18h00
“O FOCO NO CLIENTE E O SISTEMA DA QUALIDADE – UMA MUDANÇA CULTURAL NO IPT”
Palestrante: Denise Lucchesi – Chefe do Departamento de Atendimento a Clientes do IPT
Público Alvo: Instituições, empresas que tenham Sistema da Qualidade

15 de setembro de 2000 – 19h00
“A QUALIDADE NA EXPORTAÇÃO PELAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS”
Palestrante: Mari Tomita Katayama – Diretora-Adjunta para Projetos Especiais do IPT
Público Alvo: Micro e Pequenas empresas interessadas em exportar seus produtos.

Para informações sobre outras palestras, consulte a programação no auditório do Salão IPT de Qualidade e Tecnologia

O que é o Prumo – O Projeto de Unidades Móveis para Atendimento Tecnológico às Micro e Pequenas Empresas (Prumo) é realizado pelo IPT em parceria com Sebrae-SP, Instituto Nacional do Plástico (INP) e Fapesp. Consiste no atendimento dentro das próprias indústrias, inicialmente do setor de transformação de plásticos. Uma van equipada com diversos aparelhos é deslocada para cada fábrica. A bordo, vão um pesquisador e um técnico. Num período de um a três dias, eles interagem com o pessoal técnico da empresa para a melhoria da produtividade e da qualidade dos produtos, por meio de ensaios físicos e mecânicos e ajustes no processo produtivo, propondo soluções. Os custos dos atendimentos são cobertos em 70% pelo Sebrae.

O que é o Progex – O Programa de Apoio Tecnológico à Empresa Exportadora (Progex) visa dar apoio tecnológico durante alguns meses, para aumentar a competitividade e o potencial de exportação de micro e pequenas empresas paulistas, em setores como cerâmica, têxteis e vestuário, jóias e bijuterias, móveis, luminárias, calçados, artigos de couro e brinquedos, entre outros. As empresas podem ser encaminhadas pelo Sebrae-SP ou indicadas pelo IPT, onde recebem apoio para melhorar seus produtos e processos, e penetrar no mercado externo.