4ª Caravana da Inclusão 2013 chega em Bebedouro nesta sexta, 22

Ação tem como objetivo conscientizar os cidadãos sobre os direitos das pessoas com deficiência

qui, 21/03/2013 - 18h42 | Do Portal do Governo

A Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania chega à 4ª edição e passará por dez cidades, começando por Bebedouro. A ação, idealizada pela secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), visa conscientizar os participantes sobre os direitos das pessoas com deficiência, que incluem educação inclusiva, trabalho, cidadania, reabilitação, entre outros, e começa dia 22 de março.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O atleta do time São Paulo, na modalidade atletismo, Odair Ferreira dos Santos, participará do primeiro encontro da Caravana para divulgar uma das novas metas do time paulistano, que é o apoio a 12 Clubes Escolares Paralímpicos.

A Caravana também terá outra novidade ligada ao esporte. O ano de 2013 foi declarado pela 22ª Cúpula Iberoamericana, como Ano Iberoamericano para Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, e com isso, a ação contará com a parceria da secretaria do Emprego e Relações do Trabalho – SERT, por meio do PADEF e o Poupatempo.

A ação terá o “Mutirão do Emprego” e o apoio ao esporte, por meio do Time São Paulo, em todos os municípios que sediarão os encontros. Durante as Caravanas serão disponibilizados: emissão de carteira de trabalho (1ª e 2ª via); cadastro para vagas de emprego; encaminhamento para processo seletivo, mediante oportunidades de emprego disponibilizadas pelas empresas parceiras da região; e captação de currículos de pessoas com deficiência.
Os cidadãos que quiserem efetuar o cadastro para as vagas de emprego deverão apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho e quando possível laudo médico, e deve ser maior de 16 anos.

Para emissão da Carteira de Trabalho é necessário ter 14 anos ou mais e para 1ª Via, o cidadão deve apresentar: RG, Certidão de Nascimento e/ou Casamento original e 1 foto 3×4; para 2ª via – RG, Certidão de Nascimento e/ou Casamento original, 1 foto 3×4, carteira anterior ou qualquer documento que contenha o número e a série da carteira anterior.

A Caravana é aberta ao público, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na abertura de cada evento. A Caravana também apresenta ao público as ações e programas da Secretaria voltados às pessoas com deficiência. Em todos os encontros haverá o Desfile de Moda Inclusiva e a mostra itinerante do Memorial da Inclusão.

Confira a programação:

Bebedouro – 22 de março
Votuporanga – 12 de abril
Itú – 26 de abril
Lins – 17 de maio
Araçatuba – 21 de junho
Registro – 09 de agosto
Porto Ferreira – 13 de setembro
Lorena – 18 de outubro
Dracena – 22 de novembro
Campinas – 13 de dezembro

SERVIÇO
4ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania
Dia 22 de Março, sexta-feira
Das 9h às 13h
Local: IMESB – Rua Nelson Domingues Madeira n. 300 – Jardim Eldorado – Bebedouro
Inscrições: gratuitas, no local

Do Portal do Governo do Estado