350 escolas da rede aderem ao programa de uso racional da água

Sabesp e Secretaria da Educação assinam parceria; redução do consumo pode chegar a 10%

ter, 09/12/2008 - 8h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) será contratada pela Secretaria da Educação para a implantação do Programa de Uso Racional da Água, o Pura, em escolas do Estado. O anúncio das ações, que faz parte do Projeto Escola de Gestão, e a assinatura do contrato ocorrerão nesta terça-feira, 9, na sede da Secretaria da Educação.

Com a iniciativa, a Sabesp tem como objetivo reduzir o consumo para 124.200 milhões litros/mês em um ano de projeto. O Pura envolve pesquisas de vazamento, instalação de equipamentos economizadores (privadas e torneiras), conscientização por meio da educação ambiental, além da realização de um acompanhamento da meta de redução de consumo com a duração de 6 meses. O encontro contará com a presença da secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Serão investidos cerca de R$ 11 milhões em 350 escolas estaduais da Região Metropolitana do Estado de São Paulo. Os estabelecimentos foram selecionados de acordo com o maior consumo de água no primeiro semestre de 2008.

A Sabesp pretende dar início à aplicação do Pura a partir da primeira quinzena de janeiro. Com base em análises e diagnósticos, a companhia de saneamento poderá determinar o consumo de água e os hábitos dos usuários. De acordo com o perfil de consumo de alunos, professores e visitantes, serão oferecidas alternativas e soluções para a redução do consumo. Atualmente, o gasto é de 138 milhões de litros/mês.

Durante os estudos haverá um monitorado on line, possibilitando identificação de irregularidades no consumo de água. Esse tipo de serviço otimizará eventuais ações corretivas. A redução estimada de 10% corresponde ao volume de água necessário para o abastecimento de mil famílias.

Da Sabesp