32º Festival de Inverno de Campos do Jordão

Ballet Kirov no Auditório Cláudio Santoro

sex, 27/07/2001 - 11h24 | Do Portal do Governo

Ballet Kirov no Auditório Cláudio Santoro

A estréia da turnê brasileira da tradicional Companhia de Dança Ballet Kirov, da Rússia, acontece na noite desta sexta-feira, dia 27, no palco do Auditório Cláudio Santoro, a partir das 21 horas, dentro da programação especial do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Criado em 1738, o ballet, antes chamado de Companhia de Bailado do Teatro Mariinsky, foi fundado por Agripina Vaganova e se tornou padrão para grupos de dança de todo o mundo. A pedido da imperatriz Anna Ioannova, o mestre francês Jean-Baptiste Landé fundou, em São Petersburgo, uma escola de dança destinada aos filhos dos serviçais do palácio real. Essa instituição deu origem à famosa Academia de Balé Vaganova, escola vinculada ao Kirov Ballet e de onde saíram nomes como Vasláv Nijinsky, Anna Pavlova, Rudolf Nureyev e Mikhail Baryshnikov.

Os monarcas que sucederam a imperatriz deram continuidade à política de incentivos à expansão da dança no país. O aporte de grandes recursos financeiros, a ida a São Petersburgo dos maiores nomes da dança mundial, o lançamento de coreografias inovadoras e uma extrema disciplina fizeram a fama do Kirov Ballet, que se mantém até os dias atuais.

A apresentação desta noite, denominada Gala ‘Noite de Estrelas’, é constituída por trechos de várias coreografias que consagraram a companhia como: O Espectro da Rosa, A Boneca Fada, Manon – Adágio (1º ato), Don Quixote – Pas de Deux (3º ato), Um Esboço de uma Mulher, Tchaikovsky Pas de Deux e Gayaneh. O repertório é dividido em duas partes, em que atuam as principais estrelas internacionais do Kirov, como Svetlana Zakharova e Igor Zelensky.

Data: Sexta-feira, dia 27 de julho de 2001
Horário: 21 horas
Local: Auditório Cláudio Santoro – Campos do Jordão-SP