318 mil alunos entram no Ensino Fundamental em 2008

Balanço é da Secretaria de Estado da Educação

sáb, 29/09/2007 - 17h09 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação fechou balanço do processo de matrícula antecipada para Ensino Fundamental em 2008. Cerca de 318 mil crianças garantiram vagas para o próximo ano. As inscrições ficaram disponíveis durante um mês.

Crianças que perderam o prazo podem ser inscritas em qualquer escola estadual ou municipal. Mas indicarão escolas apenas depois que as vagas dos 318 mil forem preenchidas.

Os alunos que já estudam na rede pública de ensino têm matrícula automática. A matrícula antecipada vale para alunos a partir de 6 anos (completos ou a completar até o fim de 2007), que cursam o ensino infantil ou que estão fora da rede. A partir dos 15 anos, os interessados podem se inscrever na Educação de Jovens e Adultos, voltada ao ensino fundamental.

Dos 318 mil futuros alunos, 294 mil são oriundos de pré-escolas públicas. Cerca de 20,5 mil são de pré-escolas privadas. E 3,5 mil são para séries acima da 1ª do Ensino Fundamental.

De outubro a novembro deste ano serão organizados os dados de demanda e oferta de vagas, com responsabilidades compartilhadas entre Estado e municípios, além de efetivada cada matrícula.

As relações com os nomes de todos os alunos de 1a série serão divulgadas nas escolas públicas a partir 27  de novembro. Além das listagens, a Secretaria de Estado da Educação enviará correspondência para os inscritos que não fizeram pré-escola na rede pública, ou seja, que vieram de pré-escola particular em 2007 ou para os que não freqüentaram escola em 2007, com indicação de escola para o ano letivo de 2008.

“A matrícula antecipada é importante para que Estado e prefeituras se programem. Além disso, evita filas nas escolas. Mas quem perdeu o prazo não precisa se preocupar. Basta ir a uma escola estadual ou municipal”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Secretaria de Estado da Educação

(S.M.)