3,4 mil alunos iniciam estágio no Acessa Escola

Estudantes começaram curso de capacitação nesta semana para ingressar nas salas de informática no dia 21 deste mês

qui, 17/02/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

O programa Acessa Escola recebeu esta semana 3,4 mil estudantes da rede estadual de ensino para iniciarem o estágio do projeto da Secretaria da Educação. A primeira semana é reservada para capacitação nas diretorias de ensino e no dia 21, os alunos começarão a atuar nas salas de informáticas das unidades.

Os estudantes estão matriculados em turmas do 1º e 2º anos do Ensino Médio de 1.885 escolas pertencentes a 84 Diretorias de Ensino da Capital, Grande São Paulo, Litoral e Interior. Os novos estagiários irão substituir os alunos que em 2010 se formaram no 3º ano do Ensino Médio e concluíram seu estágio. Neste ano, estima-se que haja participação de 10,7 mil estudantes nos estágios que serão oferecidos em 3.213 escolas de todo o Estado.

O contrato de estágio será de no mínimo seis meses e no máximo 12 meses, podendo ser prorrogado apenas uma vez por até 24 meses. Os estagiários serão responsáveis pelo atendimento aos usuários (alunos, professores e funcionários) nas salas de informática, que permanecem abertas o dia todo.

A carga horária de trabalho é de quatro horas diárias, nos períodos da manhã, tarde e noite. Além de capacitação, o programa oferece bolsa-auxílio no valor de R$ 340 mensais e auxílio-transporte. Todos os estagiários serão supervisionados por assistentes técnico-pedagógicos das Diretorias de Ensino.

Para atuar no programa, os estudantes devem se inscrever no processo seletivo, que consiste em uma prova de conhecimentos gerais, língua portuguesa, matemática, informática e internet. As inscrições são abertas pelas diretorias de ensino conforme a demanda. 

Sobre o programa Acessa Escola

Criado em 2008 pela Secretaria de Estado da Educação, o Programa Acessa Escola é um dos maiores projetos de inclusão digital do Estado, que transforma as salas de informática das escolas da rede pública estadual em espaços de acesso livre à internet. O Acessa Escola prevê, preferencialmente, o atendimento às escolas de Ensino Médio. A implantação obedece a um cronograma gradativo, levando em consideração critérios como: regiões com maior índice de vulnerabilidade social, condições físicas da sala de informática, tipo de link disponível, entre outros.

Inicialmente foi implantado em unidades da capital, depois na Grande São Paulo e Interior. Em 2010, o Programa chegou a 3.213 escolas, totalizando um investimento de R$ 75,8 milhões para manutenção do projeto e ampliação da capacidade de atendimento. Desde 2008, o projeto já contabiliza mais de 11,5 milhões de atendimentos.

Da Secretaria da Educação