25% dos programas de pós-graduação da UNESP melhoram na Capes

Dois cursos atingem nota máxima na avaliação trienal da instituição

sex, 12/10/2007 - 16h01 | Do Portal do Governo

Dos 106 programas de Pós-Graduação da UNESP submetidos à Avaliação Trienal 2007 da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), 25% melhoraram seu rendimento, em comparação com a avaliação anterior. A entidade divulgou os resultados na última quarta-feira (10/10).

Na comparação dos resultados obtidos no triênio 2004-2006 com o anterior (2001-2003), 27 dos 106 programas ascenderam a conceitos superiores. O de Química, por exemplo, do Instituto de Química, câmpus de Araraquara, melhorou sua avaliação, subindo do conceito 6 para o 7, nota máxima dada pela Coordenação.

O programa de Zootecnia, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, câmpus de Jaboticabal, repetiu o resultado do triênio anterior (2001-2003), e recebeu a nota máxima, sendo conceituado novamente como programa de excelência.

O ponto principal para essa evolução está em 12 programas, dos 21 que receberam conceito 3 na avaliação passada, e passaram a ser conceituados com 4. Segundo o professor Eduardo Kokubun, assessor da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PROPG), tal fato é resultado de uma ação efetiva da Pró-reitoria, que implantou o Programa Especial de Cooperação (Procop).

Com o Procop, os programas de Pós-Graduação avaliados com os conceitos 5 ou 6 no triênio 2001-2003 auxiliaram os de nota 3 de áreas afins na reestruturação. “A cooperação se deu na discussão de estratégias. E, com o resultado obtido nessa avaliação, a ação demonstrou ter sido relevante”, diz o assessor.

Na análise de Kokubun, os critérios da Capes estavam mais rígidos neste triênio, sobretudo os referentes à internacionalização, como publicação de artigos em periódicos científicos internacionais. “Para se manter com o mesmo conceito da avaliação anterior, o programa de Pós-Graduação necessitou nesse triênio melhorar o rendimento”, diz. Nessa perspectiva, 65 programas foram avaliados com a mesma nota.

Como resultado geral, dos 110 programas da instituição, dois receberam o conceito 7; quatro receberam 6; 31 obtiveram nota 5; 54 conquistaram nota 4; e 19 foram avaliados com conceito 3, sendo que quatro deles são novos e não foram avaliados, o que lhes confere, inicialmente, a nota 3.

Daniel Patire

Da Unesp

(L.M.)