225 papagaios apreendidos iam para “feira do rolo” em SP

Aves foram adquiridas de moradores do município de Ivinhema, no Mato Grosso do Sul

sáb, 27/09/2008 - 18h14 | Do Portal do Governo

Uma equipe do 2º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, atendendo a um chamado do COPOM – Centro de Operações da Polícia Militar, dirigiu-se à Delegacia de Polícia do Município de Regente Feijó, na região de Presidente Prudente, onde encontrou 225 filhotes de papagaio que estavam sendo transportados, ilegalmente, por Adelino Galindo da Silva, que confessou que as aves iriam ser comercializadas em uma “feira do rolo”, em São Paulo.

As aves foram apreendidas na sexta-feira, 26, por volta das 3,30 horas, na Estrada da Tairana, na área rural desse município. Segundo os policiais militares, Silva, que se encontrava num veículo Volkswagen Gol, com placas BRD 8330, de Ivenhema, no Mato Grosso do Sul, tentou fugir, mas foi detido e encaminhado para o Distrito Policial, onde a ocorrência foi registrada.

O infrator, que tem várias passagens por crime ambiental, revelou que as aves foram adquiridas de moradores de Ivinhema. Os filhotes de papagaio foram encaminhadas para uma instituição onde recebem os cuidados necessários.

Consuma palmito sustentável

A Polícia Militar Ambiental apreendeu, na quinta-feira, 25, cerca de 1.741 quilos de palmito juçara, embalado em vidros e “in natura”, durante fiscalização em restaurantes, pizzarias e churrascarias da Grande São Paulo, Sorocaba, Araçatuba, Bauru, Santos e Ribeirão Preto, por não estarem de acordo com as notas fiscais dos produtos. Fiscalização faz parte da campanha “Consuma palmito sustentável”.

Os policiais vistoriaram cerca de 20 pontos, dos quais 13 foram autuados. O total de multas aplicadas foi de R$ 44.657,67. A fiscalização, que contou com aproximadamente 48 policiais e 24 viaturas, foi realizada em parceria com os órgãos de vigilância sanitária dos municípios e do Estado.

A ação da Polícia Ambiental integra a campanha “Consuma palmito sustentável” lançada na quinta-feira, 25,  no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, com a finalidade de promover a conscientização dos consumidores, além da intensificação da fiscalização e fomento de ações como a inclusão social dos palmiteiros que sobrevivem da extração ilegal do produto em áreas de Mata Atlântica.

Da Secretaria do Meio Ambiente

(I.P.)