212 mil professores fazem prova para atribuição de aulas na quarta

Balanço da Educação aponta que 112 mil são de fora da rede; 100 mil já trabalham no Estado

ter, 16/12/2008 - 13h10 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação realiza nesta quarta-feira, 17, a prova que, junto com outros dois critérios, classificará professores temporários para a escolha de aulas na rede estadual em 2009. Serão cerca de 212 mil participantes: 112 mil de fora da rede se cadastraram, além dos 100 mil que já dão aulas em escolas estaduais.

Pela primeira vez haverá uma prova na rede estadual que contará pontos, já que até este ano a escolha de aula era baseada apenas em tempo de serviço e títulos. Os professores estão distribuídos em dois horários: a partir das 8h os que pretendem dar aulas para 5ª a 8ª do Ensino Fundamental e para Ensino Médio e a partir das 15h os de 1ª a 4ª. Quem não participar da prova ficará fora da rede no próximo ano, pois a lista de classificação será usada para a atribuição e para qualquer contratação de professores durante o ano.

A classificação terá prazo de um ano. Os temporários atribuem aulas depois dos cerca de 130 mil professores efetivos. Os locais de prova já estão definidos, em todas as 91 Diretorias de Ensino do Estado (veja lista abaixo). Os professores já foram informados – se, por acaso, alguém ainda não souber, o site www.educacao.sp.gov.br informa.

Com 25 questões (testes – cada um valendo 3,2 pontos), a prova valerá 80 pontos no total, o mesmo peso do tempo de serviço. Os títulos (mestrado e doutorado, por exemplo) valerão outros 20 pontos, podendo-se chegar a um total de 180 pontos. “O número de inscritos mostra o interesse pela avaliação, aponta que os professores querem trabalhar na rede estadual”, afirma a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

A prova terá como base a Proposta Curricular do Estado, já implantada pela Secretaria neste ano de 2008 (conteúdo disponível no site da Secretaria – www.educacao.sp.gov.br). Com isso, a Secretaria especifica uma forma de verificar quais professores estão mais aptos nos conteúdos de suas disciplinas.

Os inscritos puderam escolher até duas disciplinas para a prova – seguindo sua aptidão. Por exemplo: professores que desejam dar aulas de matemática e química participarão de provas destas duas disciplinas, sendo averiguadas o conteúdo curricular nestas disciplinas. Os professores de ciclo 1 (1ª a 4ª do Ensino Fundamental) terão prova diferente, já que dão aulas de todas as disciplinas.

A classificação (juntando prova, tempo de serviço e títulos) será por Diretoria de Ensino e definirá quem irá escolher antes as aulas disponíveis nesta respectiva região.

Em 2009 aSecretaria iniciará os concursos para preenchimento de 75 mil cargos destinados a professores efetivos, com carga de 10 horas semanais.

Saiba mais

Data: 17 de dezembro
Horário: 8h – 5ª a 8ª e Ensino Médio; 15h – 1ª a 4ª
Número de questões: 25 de múltipla escolha, específicas sobre a matéria a lecionar
Pontuação: valerá 80 no total, o mesmo peso do tempo de serviço. Títulos valerão outros 20 pontos, podendo-se chegar a um total de 180 pontos.
Prazo da classificação: 1 ano
Conteúdo: Proposta Curricular do Estado

Locais de prova

Da Secretaria da Educação