200 jovens grafiteiros revitalizarão muro da estação Estudantes

Jovens utilizarão a arte do grafite para colorir cerca de 50 metros de paredes com desenhos alusivos à cidadania e educação

qui, 13/09/2007 - 15h49 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) cedeu os muros da Estação Estudantes, na Linha E (Luz-Estudantes), em Mogi das Cruzes, para o trabalho artístico de 200 jovens e adolescentes. Nos dias 14 e 15 de setembro, eles utilizarão a arte do grafite para colorir cerca de 50 metros de paredes, na área externa da estação, na rua Álvaro Pavan, com desenhos alusivos à cidadania e educação.

Esta é uma das atividades do Fórum Mundial da Educação Alto Tietê 2007, cujo tema é “Protagonismo na Diversidade” e que deverá reunir 40 mil pessoas no município, até o próximo domingo (16/09). A exemplo das edições anteriores, realizadas em vários países (Colômbia, Chile, Venezuela, Argentina e Espanha), o principal objetivo do evento é contribuir para a elaboração da Plataforma Mundial da Educação.

Uma das atrações do encontro, a proposta de utilizar os muros da Estação Estudantes como obra de arte, apoiada pela CPTM, surgiu de dois projetos sociais da cidade: “Ponto de Cultura” e “Toque na Cuca”, que têm parceria com o Ministério da Cultura e com o projeto “Pólos Comunitários”, do Departamento de Cultura de Mogi das Cruzes.

Projeto Grafite

Com o intuito de inibir o vandalismo nos trens e estações da CPTM, em 2001 surgiu o “Projeto Grafite”. Desde então, diversas estações, trens e demais espaços vêm se transformando em grandes galerias de arte contemporânea e popular. O grafite é uma forma de humanizar os espaços, preservar o patrimônio público e integrar os jovens em atividades de inclusão social.

Da Cia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM

(S.M.)