20 mil disputam 5 mil vagas de monitor de informática

Projeto da Educação irá transformar laboratórios de escolas em lan houses

sex, 04/07/2008 - 9h52 | Do Portal do Governo

Cerca de 20 mil estudantes participam neste domingo, 6, a partir das 13 horas, de concurso para preenchimento de 5 mil vagas do Acessa Escola, projeto da Secretaria de Estado da Educação que transformará as salas de informática das escolas estaduais em espécies de “lan houses”.

Os aprovados receberão salário de R$ 340 para trabalhar durante quatro horas por dia nos laboratórios de informática das escolas estaduais. A lista dos locais e respectivos nomes dos inscritos pode ser consultada no site da Fundap (responsável pela seleção): www.fundap.sp.gov.br.

O Acessa Escola é o novo projeto da Secretaria para manter os laboratórios de informática das escolas abertos em período integral e à disposição dos alunos. Todos terão monitores (que agora serão escolhidos) para orientar os alunos, que a qualquer momento poderão fazer pesquisas e utilizar os computadores.

No total, até o fim da implementação, serão selecionados 12 mil estagiários, para atuar no Estado todo. Nessa primeira fase 1.500 escolas da capital e Grande São Paulo serão beneficiadas (até março de 2009). Todos os selecionados receberão treinamento específico para serem monitores de informática. O início nos laboratórios seguirá cronograma específico, já informado no momento de inscrição do aluno.

O contrato de estágio será de até 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. O tempo mínimo de contrato será de seis meses. Os participantes precisam ser alunos da rede estadual. Todos atuarão em suas escolas, em período que não atrapalhe os estudos. Todos os estagiários serão supervisionados por assistentes técnico pedagógicos das Diretorias de Ensino.

A prova, que terá duração de 3 horas, cobrará conhecimentos gerais e conhecimentos básicos de informática e internet. Serão dez questões de Língua Portuguesa, dez questões de Matemática, 5 questões de conhecimento básicos de informática e internet e 5 questões de conhecimentos gerais.

O resultado da seleção sai dia 18. A capacitação acontece na primeira semana de agosto, para que eles já assumam no início do segundo semestre. 

Da Secretaria de Educação