2º viaduto do Complexo Viário Jaraguá é entregue nesta quinta

Obra irá beneficiar 160 mil pessoas que vivem na região

qui, 18/03/2010 - 10h25 | Do Portal do Governo

(atualizado 14h50)

O segundo viaduto do Complexo Viário Jaraguá para a transposição das linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi entregue nesta quinta-feira, 18. Este conjunto de obras, concluído pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), irá melhorar a fluidez do trânsito local e possibilitar a eliminação da travessia em nível dos trilhos da CPTM. A obra irá beneficiar 160 mil pessoas que vivem na região.

O primeiro viaduto foi entregue em maio de 2009, com uma faixa de rolamento para cada sentido de direção. Cada um dos viadutos possui 240 metros de comprimento (154 metros de estrutura e 86 metros de rampas) e estão apoiados em dois pilares. Com o novo viaduto os motoristas passam a contar com quatro faixas.

Os viadutos consumiram 3.214 m³ de concreto e 509.208 quilos de aço. Foram removidos 10 mil m³ de terra, executados 7.560 m² de pavimentação, construídos muros de arrimo para proteger o novo sistema viário e canalizados 103 m do córrego sob o viaduto, além da drenagem da área, com a instalação de bocas-de-lobo. Também foram instalados 23 postes com luminárias sobre os viadutos.

Quando a SIURB retomou os trabalhos da construção, em 2005, realizou consultas com a comunidade para tomar ciência das reivindicações e executou um novo projeto com as readequações necessárias. No período de tempo em que as obras ficaram paradas ocorreram importantes mudanças urbanísticas no bairro e a CPTM manifestou interesse em construir uma nova estação. De acordo com a Subprefeitura de Pirituba/Jaraguá, cerca de 3,7 mil pedestres passam por este local todos os dias, além de aproximadamente 2,5 mil veículos.

Investimentos na Linha 7 – Rubi

A Linha 7- Rubi, na qual está a Estação Jaraguá, tem recebido constantes investimentos do Governo de São Paulo por conta do Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos. A linha recebeu uma nova passarela, 4 trens reformados – o que reduziu o intervalo de tempo entre viagens de 10 para 8 minutos nos horários de pico, e obras de vedação das vias com muros e alambrados.

Além disso, estão em andamento a aquisição de 20 novos trens, construção da nova estação Vila Aurora, modernização das estações Francisco Morato e Franco da Rocha, construção do viaduto rodoviário de Caieiras, mais uma passarela.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo