2ª fase da Unicamp termina com provas de Matemática e Inglês

13.191 disputam 2.954 vagas em 60 cursos da Unicamp

qua, 16/01/2008 - 19h52 | Do Portal do Governo

Terminou nesta quarta-feira, 16, a última etapa da segunda fase do Vestibular Unicamp 2008, com provas de Inglês e Matemática aplicadas em 22 cidades. Dos 14.424 aprovados, 13.191 ainda disputam as 2.954 vagas em 60 cursos, incluídas as 124 da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), em dois cursos.

De acordo com Leandro Tessler, coordenador da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), o último dia de exames o foi o mais tranqüilo. “Em Campinas, o índice de abstenções foi relativamente baixo em relação a 2007, sem intercorrências médicas graves”, conta. As correções das provas desta fase já foram iniciadas. As respostas esperadas da segunda fase já podem ser conferidas no site da Comvest.

Tessler também destacou que as questões de Matemática e Inglês estavam relativamente fáceis de se resolver. “Elas estão mais leves. Para cada item, o candidato não gasta mais que cinco minutos para encontrar a resposta”, diz. Outro item destacado pelo coordenador do Vestibular foi a importância do uso de infográficos e cartoons nas provas. “Na de inglês, por exemplo, aplicamos um cartoon no início e no final da avaliação. Procuramos interagir com o candidato”, detalhou.

Para 2009 Tessler reconhece que o vestibular da Unicamp precisa “de equenos ajustes”. De acordo com ele, há uma comissão trabalhando para rever as condições das disciplinas para que estudantes oriundos de escolas públicas, que vislumbrem entrar na Unicamp, encontrem estímulos para o ingresso . “A Unicamp é uma Universidade que forma cidadãos e tem que manter a característica de uma universidade pública que faz pesquisa. Aqui estão os melhores alunos”, diz.

Aptidão – De segunda (21) a quinta-feira (24), no campus da Unicamp e em Piracicaba – para o curso de Odontologia-, 1.009 candidatos participam das provas de aptidão. São 226 para ingresso em Arquitetura e Urbanismo; 127 em Artes Cênicas computa; 126 para Artes Visuais; 82, em Dança; 223 para Música e 245 para Odontologia (Conheça locais e os horários das provas de aptidão)..

Aprovados – A primeira lista de aprovados do Vestibular 2008 será divulgada no dia 7 de fevereiro, a partir das 16 horas, na página eletrônica da (Comvest). As notas da segunda fase serão conhecidas no dia 11, no mesmo endereço.

Segunda fase 2008

Matemática e Inglês

Física e Geografia

Química e História

Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Ciências Biológicas

Abstenções

Da Unicamp