2.760 crianças do interior conhecem o litoral nesta semana

Projeto é parceria da Secretaria da Educação com a Fundação Prefeito Faria Lima - Cepam

seg, 14/01/2008 - 17h46 | Do Portal do Governo

Delegações de 69 municípios do interior, com 2.760 crianças, partem nesta segunda-feira, 14, rumo ao litoral. Elas verão o mar pela primeira vez e um pouco do que cada cidade litorânea pode oferecer. Esta é mais uma etapa do Programa Caravanas do Conhecimento, que levará mais de 8 mil crianças do interior para conhecer o mar.

Realizado pelo governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Economia e Planejamento e da Educação,e pelas prefeituras, o programa é organizado e coordenado pela Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal). Na semana passada (7 a 11 de janeiro) outras 2.620 crianças, vindas de 65 cidades do interior realizaram o sonho de mergulhar e brincar nas ondas do mar.

De 7 a 25 de janeiro, os alunos da rede pública de ensino, com idade entre 9 e 11 anos, ficarão hospedados nas cidades litorâneas de Bertioga, Cananéia, Caraguatatuba, Cubatão, Iguape, Ilhabela, Ilha Comprida, Itanhaém, Peruíbe, Praia Grande, Mongaguá, São Vicente e Ubatuba. As escolas da Rede Oficial de Ensino são adaptadas para receber as crianças. São oferecidos bonés, camisetas, cartazes, faixas, colchonetes e cinco refeições diárias.

As viagens começam sempre às segundas-feiras, com retorno previsto para as sextas. Este mês, o Caravanas do Conhecimento vai atender 202 delegações (com 40 crianças cada), vindas de 194 municípios paulistas.

Os alunos têm oportunidade de conhecer diferentes paisagens, o modo de vida e a cultura local, seus recursos naturais, os ecossistemas, as referências históricas, além de se aventurar pelas ondas.

Antes da partida, as comissões municipais de cada cidade do interior participante, responsáveis pela seleção dos alunos, fizeram uma reunião com os pais, para explicar o programa e os procedimentos durante a viagem. As crianças realizaram exames médicos, preencheram o cadastro, a ficha de inscrição, o seguro para viagem, etc.

Os 880 monitores que acompanham as crianças receberam orientações gerais, noções de primeiros-socorros, procedimentos de segurança e de emergência, por meiode uma videoconferência, realizada pelo Cepam e pela Rede do Saber (www.rededosaber.sp.gov.br) em 50 salas espalhadas por todo o interior paulista.

A etapa de verão, Interior na Praia, acontece sempre em janeiro e leva crianças do interior para o litoral. Redescobrindo o Interior faz o caminho inverso, levando crianças da capital e das cidades litorâneas para o interior do Estado. O Interior na Praia levou, em janeiro de 2007, 8 mil crianças para conhecer o mar, vindas de 190 municípios de todas as regiões do Estado.

A programação completa das atividades, cidades participantes, telefones dos coordenadores municipais e mais informações estão disponíveis na página do Cepam (http://www.cepam.sp.gov.br/v11/paginas/interiornapraia2008.asp).

Histórico

Criado durante o governo Montoro, transformou-se num dos maiores programas de turismo educacional realizado pelo governo do Estado, mobilizando mais de 160 mil crianças de 1984 a 1990.

Relançado oficialmente em 2004, o Programa Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia e Redescobrindo o Interior foi instituído em caráter permanente pelo Decreto Estadual 50.269, de 1° de dezembro de 2005, sob a coordenação geral do Cepam. Realizado anualmente em duas etapas, nas férias de janeiro e julho,o programa beneficiou mais de 40 mil criançasdesde que foi retomado.

Informações e contatos na Coordenadoria de Relações Institucionais – CRI, pelos telefones (11) 3811 – 0346/0395 ou caravanas@cepam.sp.gov.br

REALIZAÇÃO

Governo do Estado de São Paulo (Secretarias de Estado de Economia e Planejamento e da Educação) e prefeituras

COORDENAÇÃO E EXECUÇÃO:

Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam

APOIO:

Secretarias de Estado de Saneamento e Energia (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp), da Saúde (Departamentos Regionais de Saúde e Fundação para o Remédio Popular – Furp); da Segurança Pública[Polícia Civil, Polícia Militar do Estado de São Paulo (Coordenadoria de Operações, Comandos de Policiamento do Interior – CPAI 1 e CPAI 6, Comando de Policiamento Rodoviário, Comando de Policiamento Ambiental, Comando do Corpo de Bombeiros)]; dos Transportes (Agência de Transportes do Estado de São Paulo – Artesp; Departamento de Estradas de Rodagem – DER; Desenvolvimento Rodoviário S/A), Imprensa Oficial do Estado e Havaianas (São Paulo Alpargatas S/A).

Da Secretaria da Educação