2,6 mil escolas terão atividades para idosos nos finais de semana

Ação é parte da implantação do Futuridade no Programa Escola da Família

ter, 14/07/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

Neste mês, a Secretaria de Estado da Educação inicia a implantação do  Futuridade, Plano Estadual para Pessoa Idosa, em 2.650 unidades escolares estaduais. Os trabalhos acontecem dentro do Programa Escola da Família e envolve todas as 91 Diretorias de Ensino da pasta.

Entre as atividades oferecidas estão exercícios físicos, cursos, apresentações artísticas, debates, exibição de filmes, palestras, entre outros. O calendário será definido por cada Diretoria de Ensino, de acordo com a demanda das escolas participantes.

A coordenadora do Escola da Família, Mary Kawauchi, conta que a meta é incluir o cidadão da terceira idade no contexto social local. “Temos como compromisso o desenvolvimento de pelo menos uma ação voltada ao idoso em todas escolas”, conta.

De acordo com dados do Futuridade, o Estado de São Paulo tem hoje cerca de 4,3 milhões de idosos. Em 2020, esse número será de 7,1 milhões de pessoas. O Programa Escola da Família, que abre as unidades escolares da rede pública de São Paulo aos sábados e domingos para as comunidades locais, já tem uma média mensal registrada de 28 mil participações de pessoas da terceira idade. De janeiro a abril, foram mais de 112 mil idosos participantes. Com a ação, espera-se que esse público aumente. “Estamos trabalhando, em uma iniciativa conjunta com outras Secretarias, para criar serviços e condições de vida digna e saudável para essa população. E o primeiro passo é a educação”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza. 

Futuridade

O Futuridade, criado pelo governador José Serra, em 2008, prevê a realização de campanhas educativas, dentro e fora da escola, a respeito do envelhecimento. Outro ponto trabalhado é a construção e fortalecimento de uma rede de ações e serviços para atendimento dos idosos e formação permanente de profissionais que lidam com este público no dia-a-dia.

Da Secretaria da Educação