19ª Agência Ambiental Unificada é inaugurada em Paulínia

Além da CETESB, que atua há dez anos no município, Paulínia ganha também uma unidade do DEPRN

dom, 13/04/2008 - 11h57 | Do Portal do Governo

Paulínia, que há dez anos conta com uma unidade da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, passa a contar, agora, também com uma unidade do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais – DEPRN. Os órgãos vão passar a atuar de forma articulada em seus procedimentos de fiscalização e licenciamento na 19ª Agência Ambiental Unificada do Estado, inaugurada nesta sexta-feira (11/4).

Instalada em imóvel cedido pela prefeitura local na Rua Divino Salvador, 82, a agência atenderá os municípios de Amparo, Holambra, Jaguariúna, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Pedreira e Santo Antônio da Posse, além de

Paulínia, que abriga o segundo maior pólo petroquímico do Estado. O processo de unificação das atividades de fiscalização e licenciamento desenvolvidas pela CETESB e DEPRN, que prevê a instalação de 56 agências, resultará na criação da nova agência ambiental paulista, o braço executivo da política ambiental desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente.

A solenidade de inauguração contou com as presenças do presidente da CETESB, Fernando Rei, representando o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, e dos diretores Otávio Okano, de Controle de Poluição Ambiental, e Marcelo Minelli, de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, além da diretora da Coordenadoria de Licenciamento Ambiental e Proteção de Recursos Naturais – CPRN, Ana Cristina Pasini.

O evento foi prestigiado, ainda, pelos prefeitos de Morungaba, Pedreira, Santo Antônio da Posse, Hortolândia e Monte Alegre do Sul, e pelo vice-prefeito de Paulínia, Paulo Souza.

Além da instalação da agência unificada, Paulínia também passou a contar, a partir desta semana, com os dados de mais uma estação Paulínia Sul, para o monitoramento automático de qualidade do ar, doada pela empresa Degussa. A estação entra definitivamente em operação após um período de testes e acerto de equipamentos.

Da Secretaria do Meio Ambiente

C.M.