18º Festival de Artes de Itu começa nesta terça, 12

Evento traz mais de 50 atrações e oficinas para quase 280 bolsistas

ter, 12/07/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Com uma programação que associa diversão à formação cultural, o 18º Festival de Artes de Itu tem início dia 12, com mais de 50 atrações, além de oficinas de dança, música e teatro para quase 280 bolsistas. Realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura e em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Itu, o festival deste ano homenageia o maestro Eleazar de Carvalho, que criou o evento em 1993. A abertura acontece às 19h, no Palco da Praça do Carmo, com apresentação da Orquestra Filarmônica de Itu.
 
De perfil variado, o festival abarca estilos tão díspares quanto samba de raiz e ópera, balé clássico e street dance. As apresentações acontecerão até o dia 24, por toda a cidade, em locais como o Espaço Cultural Almeida Júnior, o auditório do Sincomércio e a tenda montada na Praça da Matriz.  A Orquestra Jazz Sinfônica, às 19h do dia 17, na Praça do Carmo, é um dos destaques da programação musical. Além dos shows e performances, o festival também inclui exposições e projeção de filmes relacionados aos temas música, cultura caipira e dança.

Formação

O 18º Festival de Artes de Itu também é extenso no aspecto da formação cultural. Só nas oficinas de música são cerca de 100 bolsistas, em doze tipos de instrumentos diferentes (violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, oboé, clarinete, fagote, trombone, tuba, trompa e percussão). Nas oficinas de dança, há as modalidades contemporânea, street dance balé clássico, jazz e salão, com total de 150 bolsistas. Mais 30 estudantes vão participar das oficinas de teatro.

Nos últimos dias do festival, nos dias 21, 22 e 23 de julho, os bolsistas se apresentam para o público, numa maneira de compartilhar o aprendizado recebido.

Serviço
18º Festival de Artes de Itu
Abertura
: dia 12
Local: Espaço Cultural Almeida Júnior – Rua Paula Souza, 664 – Centro – Itu / SP
Confira a programação completa: www.festivaldeartesdeitu.com
 
Da Secretaria da Cultura