160 mil se inscrevem para concursos da Polícia Civil

Foram encerradas na última sexta-feira, 3, as inscrições para escrivão e investigador

qua, 08/10/2008 - 18h02 | Do Portal do Governo

Foram encerradas na última sexta-feira, 3, as inscrições para os concursos públicos da Polícia Civil do Estado de São Paulo para escrivão e investigador. No total, foram 120.286 inscritos para o preenchimento de 1.449 vagas de investigador e 38.640 pleiteando as 864 vagas de escrivão, ambos de 5ª Classe.

A concorrência dos concursos ficou em 83 candidatos por vaga para investigador e 44,72 para escrivão. Segundo a Secretaria de Concursos Públicos, o número de inscritos e a relação candidato/vaga podem sofrer alterações, devido a eventuais inconsistências ou duplicidade de inscrições. Ainda não há informações sobre a quantidade de inscritos às vagas destinadas a portadores de deficiência física.

Os próximos passos dos concursos referem-se ao recebimento dos documentos relativos à redução da taxa de inscrição, indeferimento de inscrições feitas em desacordo com o edital e recebimento de eventuais pedidos de reconsideração. A divulgação dos locais, data e hora das provas da 1ª etapa irá ocorrer através de edital próprio.

Na primeira etapa de avaliação, o candidato deverá responder a 100 questões de múltipla escolha, divididas entre as disciplinas de língua portuguesa, noções de direito e criminologia, atualidades, lógica e informática. A prova terá duração de quatro horas e cada questão irá valer um ponto.

Os ganhos iniciais dos cargos chegam a R$ 1.729,82, correspondentes à soma do salário-base, gratificação pelo regime especial de trabalho policial, adicional de insalubridade, adicional do local de exercício e ajuda de custo de alimentação.

Os candidatos também podem consultar os editais, onde estão disponíveis todas as etapas dos concursos, no link consultas do site www.policiacivil.sp.gov.br.

Da Secretaria de Segurança Pública