15 anos de CPTM: número de usuários dobra e companhia visa repetir o feito

O sistema operado pela CPTM se apresenta como ótima alternativa para atenuar o problema da mobilidade em São Paulo

sex, 25/05/2007 - 21h38 | Do Portal do Governo

A CPTM, vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), completa 15 anos na próxima segunda-feira, dia 28. Apesar de herdar uma ferrovia carente de recursos, em 1992, e transformá-la na mais moderna do Brasil, a empresa reconhece a urgência de modernizar seus serviços rapidamente. O sistema operado pela CPTM, servindo 22 municípios, se apresenta como a melhor alternativa para atenuar o problema da mobilidade na Região Metropolitana de São Paulo.

De olho no futuro, a companhia prevê investimentos da ordem de R$ 6,4 bilhões, nos próximos quatro anos, destinados à extensão de linhas, construção e reforma de estações, dinamização de infra-estrutura, bem como no aumento e recuperação da frota. Neste ano, uma parte desse montante será destinada às obras de modernização da Linha F (Brás – Calmon Viana), à extensão da Linha C (Osasco – Jurubatuba), aquisição de novos trens e modernização das unidades em operação.

Prioridade do Governo do Estado de São Paulo, a CPTM visa dobrar o número de 1,6 milhão de passageiros transportados diariamente, mas com significativa melhoria da qualidade dos serviços. Também estão inclusos nesses investimentos outros projetos de destaque, a exemplo da revitalização das Linhas A (Luz-Francisco Morato) e B (Júlio Prestes-Itapevi), o trem de Guraulhos / Expresso Aeroporto, Linha E / Extensão do Expresso Leste, Linha D (Luz – Rio Grande da Serra) / Expresso ABC e continuidade da Integração Centro.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(R.A.)