146 livros concorrem ao Prêmio São Paulo de Literatura

Os vencedores serão conhecidos em 23 de novembro; cada um levará R$ 200 mil

ter, 26/08/2008 - 15h42 | Do Portal do Governo

Um total de 146 livros foram inscritos para o Prêmio São Paulo de Literatura, criado pela Secretaria de Estado da Cultura, que premiará o melhor romance publicado em 2007 em duas categorias: 81 na de Melhor Livro e 65 na de Autor Estreante. O prêmio concederá R$ 200 mil para o vencedor de cada categoria.

O prêmio foi lançado no final de maio durante a realização do Festival da Mantiqueira, no distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos. O Conselho Curador do concurso é formado por cinco membros, sendo quatro escolhidos pela Câmara Setorial de Literatura da Secretaria de Estado da Cultura e o quinto, um representante da SEC indicado pela Secretaria de Estado da Cultura.

O júri que fará a seleção inicial é composto por 10 membros indicados pelo Conselho Curador, formado por professores universitários, escritores, livreiros, críticos literários e profissionais atuantes da área literária. Esse corpo de jurados selecionará 10 obras, em cada categoria, e o júri final, composto por cinco membros, escolherá os dois vencedores, que receberão o Prêmio São Paulo de Melhor Livro do Ano de 2007 e o Prêmio São Paulo de Melhor Livro – Autor Estreante do Ano de 2007.

Para preservar a autonomia dos membros dos dois corpos de jurados, a identidade de seus integrantes é mantida sob sigilo até que concluam seus trabalhos. O resultado final será divulgado no dia 23 de novembro.

Da Secretaria de Cultura