130 capitães da PM estão aptos à carreira de major

Capitães concluíram o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO)

sex, 15/10/2010 - 14h46 | Do Portal do Governo

O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, acompanhado do coronel Àlvaro Batista Camilo, comandante geral da Polícia Militar, participou nesta sexta-feira, 15, no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, da cerimônia de formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – Turma General Miguel Costa. A turma era composta por 130 oficiais; oito deles de outros estados. O CAO é destinado à habilitação de capitães da Polícia Militar ao oficialato superior – promoção a major e, posteriormente, a tenente-coronel.

O curso tem em sua grade curricular disciplinas importantes como Políticas e Estratégias de Defesa Social, Direito Público Aplicado, Administração e Gestão de Polícia Ostensiva, Metodologia Científica, Ciências Sociais Aplicadas e Direitos Humanos. Os 130 capitães da Turma General Miguel Costa desenvolveram trabalhos e participaram de uma série de atividades, entre elas pesquisa científica, seminários temáticos e congressos; e estão aptos a galgar um degrau a mais na carreira militar, como a promoção a major e, posteriormente, a tenente-coronel.

Iniciado em 4 de novembro de 2009, o curso teve 1.980 horas/aula. Os três primeiros colocados no curso foram os capitães Ironilde Gomes Filho, Marcos de Castro Simanovic e Luis Gustavo Biangioni, todos da Polícia Militar de São Paulo.

Altos Estudos de Segurança

É no Centro de Altos Estudos de Segurança “Cel. PM Nelson Freire Terra” (Caes Cel. PM Terra), comandado pelo coronel Luiz Eduardo Pesce de Arruda, que os oficiais desenvolvem suas potencialidades e se aperfeiçoam para exercer funções na assessoria de planejamento em Estado-Maior, e para dirigir as diversas unidades da Polícia Militar, tendo em vista as missões legais da Corporação.

O Caes Cel. PM Terra é um órgão de apoio de ensino de pós-graduação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, subordinado à Diretoria de Ensino e Cultura (DEC). Desde janeiro de 2008, por meio da Lei Complementar Estadual nº 1.036, o Centro de Aperfeiçoamento de Policiais (CAO) e o Curso Superior de Polícia (CSP) foram juridicamente reconhecidos, respectivamente, como programas de mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

Turma General Miguel Costa

A Turma General Miguel Costa, que se formou nesta sexta-feira, 15, teve como paraninfo o secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, Carlos Alberto Vogt. A denominação da turma foi escolhida pelo desempenho e papel de Miguel Costa na segurança pública. Ele foi general da Força Pública, secretário da Segurança Pública de São Paulo, comandante geral da Força Pública, 30 vezes campeão de tiro e hipismo nacional e internacional, entre outros títulos e feitos. Ele morreu em 2 de setembro de 1959, durante um programa na extinta TV Tupi, e seu funeral teve honras de secretário de Estado.

Da Secretaria da Segurança Pública