11º Prêmio Professores do Brasil: inscrições terminam no dia 28 de maio

Iniciativa busca dar visibilidade às experiências pedagógicas na área e que possam ser adotadas pelo sistema de ensino

qua, 16/05/2018 - 13h57 | Do Portal do Governo

Permanecem abertas até 28 de maio as inscrições para a 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil. A iniciativa do Ministério da Educação, ao lado de instituições parceiras, busca reconhecer e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria da aprendizagem nas salas de aula.

A honraria tem o objetivo de dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos profissionais da área e que possam ser adotadas pelo sistema de ensino. Só podem se inscrever profissionais com relatos de práticas finalizadas no ano de 2017 ou até o término da data de cadastro.

Para se inscrever, é necessário acessar o site do prêmio, preencher o formulário, escrever o relato da prática pedagógica e enviar os materiais que comprovem a realização do projeto. Esse é o momento de novos trabalhos da rede paulista serem reconhecidos por todo o Brasil.

Projetos

Diariamente, os 198 mil professores da rede estadual trabalham para garantir uma educação de qualidade aos 3,7 milhões dos alunos. Com isso, muitos projetos de excelência estão em execução, a exemplo do desenvolvido pela professora Aloisia Laura Moretto, da Escola Estadual Culto à Ciência, em Campinas, que foi uma das finalistas do Prêmio Professores do Brasil em 2017.

O projeto conduzido pela docente abordou o tema “Da nascente água corrente, a história e destino de uma mina”. Através de pesquisas e da observação do entorno, os jovens do Ensino Médio produziram um relatório sobre o histórico da nascente localizada na escola, realizaram experimentos e canalizaram a água, de modo a ser aproveitada adequadamente pela comunidade.

Etapas

Nesta edição, a seleção dos trabalhos será realizada nas fases estadual, regional e nacional, por comitês especializados. Vale destacar que os projetos contemplados serão premiados em todas as etapas. Os 162 docentes que se destacarem em nível estadual receberão um troféu.

No nível regional, além do troféu, os 30 educadores terão direito a R$ 7 mil e a uma viagem. Já na fase nacional, os seis professores melhor avaliados levarão R$ 5 mil adicionados aos prêmios das etapas anteriores.

Além do tema livre, o 11º Prêmio Professores do Brasil reconhece projetos desenvolvidos sobre temáticas especiais, como, por exemplo: Esporte como Estratégia de Aprendizagem; Práticas Inovadoras de Educação Científica; Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Processo de Inovação Educacional; Educação Empreendedora; e Boas Práticas no Uso de Linguagens de Mídia para as Diferentes Áreas do Conhecimento no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.