100 mil mulheres participam do mutirão de mamografia

Atendimento será realizado neste sábado, 24; confira os endereços

sex, 23/11/2007 - 16h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza sábado, 24, um megamutirão de mamografias em todo o Estado. Serão disponibilizadas 306 unidades de atendimento espalhadas por 133 municípios em todas as regiões do Estado. A expectativa é atender cerca de 100 mil mulheres amanhã e nos 10 dias úteis subseqüentes.

A abertura oficial do evento acontece às 9h30 no Ambulatório de Especialidades Maria Zélia, na capital, e contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. Na ocasião, o secretário também fará a inauguração oficial do novo centro de diagnóstico por imagem do local

Na Grande São Paulo, 104 unidades de atendimento foram disponibilizadas. Para fazer o exame é preciso ter pedido médico da rede pública ou privada e já  ter agendado o horário.

Esta é uma iniciativa do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria, lançado no início deste ano pelo governador José Serra e pelo secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

“O diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama são fundamentais para aumentar as chances de cura da doença. Por isso é tão importante que as mulheres aproveitem o mutirão e façam o exame”, afirma Luiz Roberto Barradas Barata,  secretário de Estado da Saúde.

As mulheres que tiverem qualquer dúvida sobre o mutirão podem ligar para a Ouvidoria da secretaria nos telefones 150 (somente para a capital) ou (11) 3066-8359, 3066-8488, 3066-8684 ou 3081-2817 (Grande São Paulo e interior) ou ainda diretamente nos Departamentos Regionais de Saúde da sua região.

Moderno Centro de Diagnóstico

O Ambulatório de Especialidades Maria Zélia, da Secretaria de Estado da Saúde, ganhará um moderno centro de diagnósticos neste sábado. Chamado de Serviço de Auxílio ao Diagnóstico Terapêutico, a nova ala do ambulatório foi totalmente reestruturada e reequipada.

Com investimento de R$ 1 milhão, a unidade contará com exames de Raio-X, Mamografia, Tomografia Computadorizada, Ultrassom, Ecocardiografia, Eletroneuromiografia, Endoscopia, Colonoscopia e Broncoscopia.

Para realizar estes exames, os pacientes do ambulatório eram encaminhados para outras unidades de referência na região. Com a inauguração do novo centro de diagnósticos todos os exames serão realizados no próprio ambulatório.

“A inauguração dos serviços de diagnósticos significa uma mudança substancial na qualidade do nosso atendimento, tanto para os pacientes quanto para os profissionais que atuam na unidade”, afirma o diretor do ambulatório, Luiz Fernando Haigag Djabraian.

Por mês, cerca de 17 mil consultas são realizadas na unidade, que oferece mais de 20 tipos de especialidades, entre cardiologia, neurologia, ginecologia, endocrinologia e gastroenterologia. Para passar por uma consulta é preciso ser encaminhado por uma Unidade Básica de Saúde.  

O Ambulatório de Especialidades Maria Zélia fica na Rua Jequitinhonha, 360 – Belenzinho.

Da Secretaria da Saúde