100 mil acessam a internet nos Terminais Metropolitanos

Atendimentos foram feitos em 2008 nas quatro unidades do Acessa SP

seg, 20/10/2008 - 10h04 | Do Portal do Governo

De janeiro a outubro de 2008, cerca de 100 mil pessoas acessaram gratuitamente a internet nos postos do Acessa São Paulo instalados nos Terminais Metropolitanos de Diadema, Santo André, São Mateus e Cotia, gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). O acesso gratuito à rede mundial de computadores é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo.

A Secretaria de Estado de Gestão Pública coloca à disposição cerca de 50 microcomputadores aos usuários nesses quatro postos. Para trabalhar nas unidades, a EMTU contratou 18 adolescentes do Programa do Governo do Estado Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho, que tem o objetivo de proporcionar ao estudante a vivência das relações de mercado. As Concessionárias Metra (Corredor ABD) e Intervias (Cotia) também são parceiras do Acessa São Paulo na manutenção das unidades de atendimento nos terminais.

A unidade de Cotia foi a que registrou maior número de atendimentos no período: 32 mil pessoas. A média mensal é de 3,5 mil em Cotia; 3,3 mil em São Mateus; 2 mil em Santo André; e 1,5 mil em Diadema.

Inclusão digital

Ao oferecer o serviço nos Terminais Metropolitanos, a Secretaria e a EMTU buscam contribuir para a inclusão digital das populações de baixa renda que utilizam o sistema de transporte metropolitano. Os usuários do Acessa São Paulo usam a Internet para fazer pesquisas escolares, elaborar e enviar currículos, procurar vagas de emprego, obter boletos bancários de contas a pagar etc.

O atendimento é gratuito e cada pessoa tem direito a 30 minutos de navegação. Para utilizar os postos do Acessa São Paulo, é necessária a apresentação do RG. Menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis. Ao todo, quase quatro mil novos cadastros de usuários foram feitos nos postos dos terminais em 2008.

O Programa

Lançado em 2000, o Acessa São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerenciado pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), oferece acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à Internet. Com isso, contribui para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos.

Atualmente, o programa está presente em 363 cidades, dispõe de 416 postos, com 3.214 computadores e 777 monitores. São 1,4 milhão de usuários cadastrados em todo o Estado. Mais informações: www.acessasp.sp.gov.br

Serviço:

Postos do Acessa São Paulo nos Terminais Metropolitanos

Santo André: Rua Visconde de Taunay, s/no – segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30

São Mateus: Rua Adélia Chohfi, 100 – segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Diadema: Avenida Conceição, 7000 – segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Cotia: Rua Khatar Name, 151 – segunda a sexta-feira, das 7h30h às 17h

 Da EMTU