10 mandamentos para evitar acidentes com as crianças nas férias

Nesse período tendência é que crianças fiquem mais tempo em casa, aumentando o risco de acidentes domésticos

qua, 26/12/2007 - 9h34 | Do Portal do Governo

As férias de verão já começaram. Nesta época, a tendência é que as crianças, longe das escolas, fiquem mais tempo em casa. Com isso, aumenta o risco de acidentes domésticos. Por este motivo, a Secretaria de Estado da Saúde formulou 10 mandamentos para proteger a criançada. Um lembrete importante: em caso de acidente procure o pronto-socorro mais próximo imediatamente.

– Não use vasilhames vazios para guardar produtos de limpeza e medicamentos e mantenha estes produtos fora do alcance das crianças, evitando sua ingestão acidental.

– Nunca utilize medicamentos sem orientação médica. A auto-medicação pode ser extremamente prejudicial, para qualquer pessoa, especialmente para as crianças.

– Nunca faça remédios ou chás com plantas desconhecidas. Assim como os medicamentos, esses produtos podem ser tóxicos, se não houver indicação de um profissional.

– Oriente as crianças a não aceitar presentes ou doces de ‘estranhos’, nem acompanhá-los a pedido. As crianças devem sempre avisar aos responsáveis onde vão brincar.

– Coloque dispositivos para vedar tomadas de energia elétrica. As crianças pequenas costumam mexer em tudo. Essa ação evita choques e queimaduras.

– Mantenha as crianças pequenas longe do fogão. As queimaduras em crianças acontecem geralmente em casa, com panelas viradas e em fornos.

– Instrua os filhos sobre o risco de empinar pipa perto das redes elétricas. A linha da pipa pode enroscar na rede elétrica e causar queimaduras.

– Observe as brincadeiras infantis. Existem brinquedos que só crianças mais velhas podem utilizar sem riscos. Cada brinquedo vem com uma especificação de idade indicada na embalagem.

 – Não permita que crianças pequenas brinquem com objetos pequenos, que podem causar sufocamento (engasgo) ou ser engolidos.

– Não deixe as crianças brincarem nas lajes, evitando quedas perigosas. Tome cuidado com o tanque de lavar roupa que não está preso à parede. Sua queda sobre a criança ocasiona traumas importantes.

Da Secretaria da Saúde

(L.F.)